A perspectiva do World Travel and Tourism Council é que o mercado de turismo se torne a maior indústria em funcionamento até 2020, quando movimentará 5 bilhões de dólares por dia.
Referência internacional na formação em hotelaria, a HIM é um hotel-escola em que o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um hoteleiro profissional durante toda a estada. Para Ana Beatriz Faulhaber, diretora da CP4 Cursos no Exterior (representante da HIM no Brasil), a especialização dos profissionais está cada vez mais apurada e os brasileiros precisam acompanhar esta tendência. “É comum, na Europa, encontrar hoteleiros pós-graduados, com mestrado nas áreas de business ou administração, por exemplo. A hotelaria é uma carreira internacional e é preciso acompanhar o desenvolvimento do mercado lá fora”, orienta Faulhaber, também consultora em educação internacional.
Combinação hotelaria-business
Para Daiane Lagger, um diferencial importante da HIM em relação às outras escolas de turismo é a combinação hotelaria-business: “Hoje a hotelaria exige muito mais que conhecimentos em gastronomia e hospedagem e o profissional deve dominar áreas como negócios, administração, comunicação e marketing. Por isso, a HIM firmou convênio com a norte-americana Northwood University, especializada no ensino de business”.
A universidade Hotel Institute Montreux oferece formação completa, com teoria e prática, incluindo estágio em importantes redes de hotéis, como Sheraton, Marriott, Hilton, Ritz-Cariton e InterContinental, entre outras opções. Com carga horária intensiva e em regime integral, os cursos de graduação e pós-graduação mesclam semestres de aulas e de estágio remunerado. Daiane destaca que nos semestres de estágio, o aluno atua como um profissional formado, em redes de hotéis que garantem experiência formal no mercado de trabalho. A remuneração é, em média, de 2450 francos suíços.
Além da prática nos períodos de aula e dos estágios remunerados, o contato do aluno da HIM com o mercado de trabalho ocorre através dos fóruns de carreira promovidos pela escola. Nos eventos, organizados semestralmente, hoteleiros profissionais recrutam jovens em formação. “Ingressar na universidade com as portas abertas para o mercado de trabalho é tranquilizante, sobretudo nesta época de crise. Trabalhar em reconhecidas redes de hotéis certamente é uma oportunidade ímpar para o profissional ainda em formação”, avalia Daiane.
A instituição recebe anualmente entre 10 e 15 alunos brasileiros para preencher turmas internacionais de no máximo 20 alunos - o que permite o acompanhamento individual dos estudantes.
Serviço:
Palestras da escola suíça de hotelaria Hotel Institute Montreux (HIM)
Dia: 22 de setembro – 16h e 19h
Local: Hotel Pestana, Salão Angra
Endereço: Av. Atlântica 2964, Copacabana, Rio de Janeiro - RJ
Para participar, é preciso confirmar presença no telefone da CP4 Cursos no Exterior: (21) 2247-9787