A abertura contou com diretor da FAU Paulo Hegal, representando o Reitor da Universidade, Joaquim Clotet; o secretário do Estado de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Soares, representando a governadora Yeda Crusius; o vereador Nelcir Tessaro, como prefeito em exercício da Capital; o presidente da Federação Internacional de Habitação e Planejamento Francesc Teixidor e o futuro gestor da entidade Flemin Barrescov. Após a solenidade a socióloga americana Saskia Sassen, autora da obra A Cidade Global, falou do tema "Conectando as Ecologias das Cidades da Biosfera".
Até o dia 17 ainda devem palestrar o arquiteto e urbanista Jaime Lerner (terça-feira, 16/11, às 18h). Ele abordará o tema "A Cidade sem Periferia"; o ex-governador do Estado e ex-prefeito da Capital Olívio Dutra, na terça-feira, 16/11, às 10h, tratando da governança e participação cidadã; e o coordenador do Programa das Nações Unidas para o Direito a Habitação Claudio Acioly Júnior (segunda-feira, 15/11, às 11h), sobre "Favelas, a cidade informal e políticas públicas".
Também estarão no Congresso Internacional a arquiteta australiana e diretora da Federação Escocesa de Associações de Habitação, Jane Stanley (terça-feira, 16/11, às 11h); o urbanista e economista holandês Hugo Priemus (segunda-feira, 15/11 às 10h); a especialista inglesa em gestão de programas comunitários e desenvolvimento de políticas públicas, Jo Negrini (segunda-feira, 15/11, às 9h); e o arquiteto inglês John Thompson, que trabalha com urbanismo participativo (terça-feira, 16/11, às 9h). Mais detalhes e a programação completa podem ser conferidas no site www.ifhp2010portoalegre.com.br.
Concurso Internacional de Estudantes
Nesta segunda-feira, 15 de novembro, às 15h, ocorre a premiação do Concurso Internacional de Estudantes, que teve 22 projetos inscritos de jovens do mundo todo. O desafio era propor soluções para a área urbanística da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre ¿ uma área com 73 hectares e que abriga atualmente muitas famílias carentes. Um júri internacional definiu os três finalistas que apresentarão suas ideias amanhã. A partir deste domingo, os 22 projetos também já podem ser conferidos em uma exposição montada no Centro de Eventos.
Copa do Mundo e Orla do Guaíba
Desde a quarta-feira já estão sendo realizadas atividades em laboratórios organizados para analisar e propor soluções para a Copa do Mundo de 2014 e a Orla de Porto Alegre. Os resultados serão expostos para a sociedade na próxima quarta-feira, 17 de novembro, na Usina do Gasômetro e ficarão disponíveis para visitação até o dia 30.
Passeio pela cidade
No último dia do evento, quarta-feira, 17, os participantes farão algumas visitas de estudo em pontos da Capital, como os parques, a arquitetura modernista, as habitações sociais de baixo custo como o projeto "Entradas da Cidade", a orla do Guaíba e o Cais do Porto, além do Centro Histórico. O encerramento será às 19h30min.
Assessoria de Comunicação Social - PUCRS / ASCOM