
O Dia da Consciência Negra (20/11) foi institucionalizado no Brasil em 2003, por meio da Lei 10.639, em um momento em que o movimento negro reavaliava seu papel social na busca pela igualdade de direitos e oportunidades. Celebrando anualmente a Semana da Consciência Negra, o Unileste tem colocado em pauta discussões sobre as políticas públicas para a população afrodescendente e a valorização de sua cultura na região e no Estado.
O evento é realizado pela Coordenadoria de Extensão do Centro Universitário, em conjunto com o Grupo de Estudos Multidisciplinares Consciência Negra e os cursos de graduação em Filosofia, História, Letras e Pedagogia. Além disso, o evento conta com a parceria do Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira e da Associação de Capoeira Lenço de Seda.
Em debate
Abrindo a programação da Semana, o Auditório Padres do Trabalho receberá, na terça-feira (16), profissionais responsáveis pela implantação de programas e projetos capazes de contribuir para uma educação não racista no Vale do Aço. Estarão presentes os professores Edvaldo da Costa Alves, que responde pelo programa de educação musical na rede municipal de Coronel Fabriciano; Maria Elise de Souza Lima, representante da Escola Estadual Maurílio Albanese, de Ipatinga; e Marilene Tuler, coordenadora do Núcleo Pré-vestibular Comunitário Educafro, também sediado em Ipatinga.
Já na noite do dia 17, as discussões da Semana de Consciência Negra contarão com a participação do professor Antônio Honório Ferreira, que apresentará a tese de doutorado intitulada “Discursos Étnico-raciais Proferidos por Candidatos a Programa de Ação Afirmativa”. No mesmo dia, a professora Rita Knop fará a exposição da dissertação de mestrado “Antes, era uma vez. Hoje, essa é a sua vez. Uma abordagem Comparativa da Representação Social do Negro na Literatura para Crianças”.
A programação será encerrada na sexta-feira (19), com o lançamento do documentário “Na Ginga do Boi: Cultura, Educação e Arte no Brasil”, produzido pelo Centro de Estudos da Cultura Ancestral Brasileira e pela Associação de Capoeira Lenço de Seda. O vídeo será exibido no Teatro da Fundação ArcelorMittal Acesita, em Timóteo, a partir das 19h30.
Serviço
4ª Semana da Consciência Negra
16 e 17/11 – sempre às 19h
Auditório Padres do Trabalho – campus Coronel Fabriciano
19/11- 19h30
Teatro da Fundação ArcelorMittal Acesita, em Timóteo
Toda a programação é aberta ao público, com entrada franca
Assessoria de Comunicação Social
Centro Universitário do Leste de Minas Gerais