O evento contará com a participação presidente da Coteminas, Sérgio Pires, que ministrará palestra sobre Inovação e Empreendedorismo e do coordenador do programa, Antonio Rogério de Souza. Um case de Empreendedorismo Inovador será apresentado pelo diretor da Fácil Informática, Carlos Pereira. O evento é aberto graduandos e graduados de escolas superiores e médias, docentes e pesquisadores de universidades e centros de pesquisas e profissionais liberais e de empresas, envolvidos com desenvolvimento de tecnologia, público-alvo do programa.
Patrocinado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e pela FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e coordenado pela Fundação CERTI, o programa foi idealizado para ser implementado periodicamente, com o intuito de transformar e aplicar as boas ideias geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos, desenvolvidos por estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia, em negócios de sucesso.
Ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em uma região é o objetivo geral do programa, que busca desafiar o potencial de criatividade das Universidades e Centros de Pesquisa, estimulando a criação de empresas inovadoras; contribuir para a ampliação da performance das Incubadoras de empresas; e estimular o Desenvolvimento Regional, induzindo a geração de emprego e renda.
O programa oferece fomento ao empreendedorismo inovador nas oito mesorregiões catarinenses, capacitação dos empreendedores de até 200 propostas de empreendimentos selecionadas e oportunidade de acesso a recursos financeiros de R$ 50 mil por empresa, para a alavancagem inicial do negócio de 60 empresas.
A primeira etapa, que termina em 15 de junho, consiste na divulgação do programa e inscrições pelo site http://www.sinapseda inovacao.com.br/ A pré-seleção dos projetos cadastrados ocorre até o dia 21 de junho através do blog aberto aos participantes e da análise de especialistas. Projeto de Empreendimento, com cursos à distância e projeto WIKI (21 de junho a 05 de julho), e a seleção por especialistas (até 12 de julho) constituem a segunda etapa. O processo de pré-incubação, última etapa que dura até o fim de julho, consiste em constituição da empresa, projeto FAPESC/FINEP e plano de negócio e consolidação do empreendimento.
O Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade de Blumenau, NUPEX, por meio da Professora Micheline Gaia Hoffmann, coordena as ações do projeto na FURB e acredita que esta experiência piloto no país possa constituir oportunidade a alunos e pesquisadores da Instituição.
Mais informações sobre o Programa estão em http://www.sinapseda inovacao.com.br/
Assessoria de Imprensa FURB



