
Naquela época, o interior do Estado não tinha ainda nenhuma instituição de ensino superior. Quem queria formar-se nas poucas profissões universitárias que havia, precisava dirigir-se a São Paulo ou para outros centros maiores do que Ribeirão Preto.
Na década de 20 nasceu a Sociedade Escola de Pharmácia e Odontologia (criada em 1924), responsável pela implantação do primeiro curso superior da região. Em 1928, a Sociedade passou a chamar-se AERP- Associação de Ensino de Ribeirão Preto. Na década de 50 a AERP foi adquirida pelo educador Electro Bonini e passou a impulsionar o desenvolvimento intelectual, social e científico de numa vasta região do País implantando novos cursos superiores, junto com os cursos superiores, a AERP também criou cursos de magistério, científico e clássico de reconhecida qualidade.
Na seqüência, outros cursos superiores foram sendo implantados e a história pioneira da Associação de Ensino foi pouco a pouco, se consolidando. Em 1985, foi reconhecida como Universidade de Ribeirão Preto. Daquele projeto inicial, 85 anos atrás, hoje temos uma instituição com forte tradição acadêmica e uma universidade que se consolidou como uma das mais importantes e conceituadas do Estado de São Paulo e do País. Hoje a universidade tem campus em Ribeirão Preto e em Guarujá.
A Universidade, ao longo de sua história, implantou uma política de desenvolvimento de ciência e tecnologia enfatizando a aderência dos programas de pós-graduação e cursos de graduação com o mercado local e regional. Tecnologia essa, também empregada no ensino, onde a universidade utiliza ambiente virtual de aprendizagem e ferramentas de comunicação via internet.
A função social da Unaerp é um bem de primeira grandeza. No ensino, na pesquisa e na extensão são valiosos os benefícios produzidos pela Universidade de Ribeirão Preto. Isto porque faz parte da missão da Unaerp gerar e difundir conhecimentos e serviços que promovam o desenvolvimento da sociedade. O projeto institucional mantém-se focado, permanentemente, na formação de cidadãos profissionalmente capacitados, éticos e contributivos. Na pesquisa, a maior parte dos projetos são metodologicamente fundamentados na pesquisa-ação, investigando e buscando oferecer respostas científicas que promovam a qualidade de vida, seja no aspecto da saúde, das ciências humanas, na área ambiental ou de tecnologia. Em seus programas e serviços internos voltados para a comunidade, a Unaerp atende uma média de 140 mil pessoas, com cerca de 400 mil atendimentos e 500 mil procedimentos ano. Nos dois campi, a Unaerp possui cerca de 11.000 alunos.
Paralelamente à pesquisa, os projetos de prestação de serviços da Universidade, através da Rede Unaerp de Serviços à Comunidade também são um dos alicerces da estrutura universitária. Com esses projetos de extensão, a Unaerp interage com a comunidade e leva à sociedade recursos, serviços e estudos que beneficiam a população. De forma geral, esses programas surgem para atender as pessoas da comunidade, especialmente as de menor poder aquisitivo e, simultaneamente, subsidiam programas de pesquisas científicas.
Hoje a Unaerp é um dos maiores pólos de ensino do interior do Estado de São Paulo, possui 40 cursos de graduação nas áreas de saúde, humanas, exatas, tecnologia e seqüenciais, além de um extenso programa de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, com 60 cursos de especialização, quatro mestrados e dois doutorados recomendados pela CAPES
A preocupação permanente da Unaerp é em oferecer o melhor no aspecto da infra-estrutura, na qualidade do serviço prestado e no aspecto humano, com respeito e competência profissional. Através da extensão, a Unaerp prima pela responsabilidade social e pelo compromisso ético de integrar-se à comunidade. Uma prática que visa o exercício diário da cidadania, bem-estar, desenvolvimento humano e contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade onde esta inserida.
Idéias que o professor Bonini sempre defendeu como Educador
Electro Bonini é um homem que nasceu para produzir a educação, para impulsionar o desenvolvimento intelectual numa vasta região do País. Quando o doutor Electro fala do passado fica sempre um tom de certeza no ar. Um tom de missão cumprida, de quem fez tudo o que pôde pela profissão, pela educação. O retrato de um homem forte, determinado, que deixou sua terra italiana, ainda menino e cresceu em solo brasileiro sempre movido por sonhos e ideais de um imigrante lutador, convicto e apaixonado pelo seu dom: ser um professor correto e justo, pautado pela simplicidade, dignidade e amor à educação. Assim, o professor Electro sempre trabalhou para que a qualidade do ensino fosse mais importante.
O principal ideal do professor Electro Bonini: desenvolver ensino superior com qualidade foi incorporado à história da Universidade de Ribeirão Preto desde sua origem. Hoje, esta idéia está implantada integralmente à instituição que têm evoluído progressivamente, gerando e difundindo conhecimentos capazes de promover e contribuir para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade.