Este ano, o ETICO traz mais uma novidade: o lançamento e entrega do Prêmio Lynaldo Cavancanti - um reconhecimento a profissionais, empresas e iniciativas que contribuam para o desenvolvimento tecnológico na Paraíba e no Brasil. Em função disso, a Fundação PaqTcPB submeteu os projetos Prime e Rede MetroCG (focados na categoria * Projeto de TIC com maior contribuição à Cidadania e Meio Ambiente) para concorrer ao prêmio.
Para a cerimônia de abertura do II ETICO, já está confirmada a presença do compositor e atual presidente da Fundação Cultura de João Pessoa (Funjope) Chico César. E para o encerramento do encontro, no dia 28, a presença, também confirmada, é do humorista Cristóvão Tadeu. De acordo com informações do Sebrae, a expectativa é de que cerca de 600 pessoas prestigiem o evento.
II ETICO - Destinado a empresários, profissionais liberais, professores e universitários, o II ETICO tem como objetivos desenvolver o mercado de TI a partir da realização do evento, promover o desenvolvimento da Tecnologia da Informação, gerar conhecimento e divulgar novas tendências do setor. Este ano, o Encontro contempla três ações principais: a realização do ciclo de palestras, a divulgação de uma edição especial da Revista Nordeste - em comemoração aos oito anos do WSCom, sobre o tema ‘O Novo Pólo de TI das Américas’ – e o lançamento do Prêmio Ético Professor Lynaldo Cavalcanti.
Prêmio ETICO Professor Lynaldo Cavalcanti
Em um esforço concentrado de representantes dos mais diversos setores ligados à tecnologia na Paraíba, o II ETICO promove a premiação de profissionais, empresas e iniciativas de destaque no setor de TIC no estado. O Prêmio ETICO Professor Lynaldo Cavalcanti contará com cinco categorias. Para cada uma delas serão selecionados quatro finalistas e, dentre eles, o grande vencedor da noite. As categorias do Prêmio ETICO são:
* Profissional do ano
* Empresa TIC de maior destaque
* Melhor campanha publicitária web veiculada na WSCOM
* Projeto acadêmico de maior relevância e/ou dimensão nacional
* Projeto de TIC com maior contribuição à Cidadania e Meio Ambiente
O próprio professor Lynaldo Cavalcanti, homenageado que dá nome à premiação, participará da comissão julgadora do Prêmio. Além dele, haverá representantes do WSCom, Sebrae/Farol Digital, UFCG, UFPB, PAQTC, FAPESQ, CEFET, AEBT e empresários do setor.
Mais informações sobre o II ETICO e o Prêmio Lynaldo Cavalcanti no site http://www.faroldigital.org.br/. As inscrições para o evento podem ser feitas via internet, pelo telefone (83) 3041-3777 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Quem é Lynaldo Cavalcanti
Um paraibano, brasileiro, notável. Assim poderia ser resumida a pessoa do professor Lynaldo Cavalcanti, o principal incentivador do desenvolvimento da educação superior no estado e até hoje um nome respeitadíssimo no meio acadêmico e tecnológico. Nascido em Campina Grande, em 1932, Lynaldo Cavalcanti formou-se em Engenharia Civil na Escola da Engenharia da UFPE. Após sua formação deu início à carreira administrativo-acadêmica à frente de instituições como a Escola Politécnica de Campina Grande, de 1964 a 1971, a UFPB, como reitor, de 1976 a 1978.
Antes de assumir a presidência do CNPq no ano de 1980, foi presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Depois passou a diretor executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Industrial (ABIPTI). O professor Lynaldo Cavalcanti ampliou e incentivou claramente a educação superior na região, criando vários cursos de graduação. Engenharia Civil foi o primeiro, em 1958, seguido de Engenharia Elétrica, Mecânica, Sistemas e Computação, além de outros da área de tecnologia hoje existentes na UFCG.
Entre outras comendas e homenagens recebeu o título Doutor Honoris Causa da Waterloo University do Canadá; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal do Piauí; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal de Campina Grande. Também foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq; diretor da Escola Politécnica de Campina Grande da Universidade Federal da Paraíba; diretor adjunto do Departamento de Assuntos Universitários do MEC, hoje SESu; consultor Ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq; diretor do Centro de Ensino Superior CESF/FUCAPI-Manaus; secretário executivo da Associação Brasileira das instituições de Pesquisa Tecnológica - ABIPTI; e representante da Região da América Latina e Caribe no Comitê Executivo da WAITRO-World Association of Industrial and Technological Research Organizations.
Confira a programação:
Data: 27 e 28/5
Local: Auditório Máster do Sebrae – João Pessoa/PB
DIA 27/5:
19h - Cerimônia de abertura do II ETICO (Lançamento do Prêmio Lynaldo Cavalcanti)
DIA 28/5:
8h – Cláudio Marinho: As inovações que interferem e mudam os hábitos das pessoas.
10h – Coffe Break
10h30 – André Souza: Mídias Digitais.
14h – Janduy Coutinho: Estratégias para superar obstáculos e fazer sucesso nos grandes centros
15h30 – Coffe Break
16h – Alexandre Atheniense: Regulamentação da Tecnologia da Informação no Brasil
17h30 – Happy hour com a presença do humorista Cristóvão Tadeu.
Mais informações: http://www.faroldigital.org.br
Assessoria de Imprensa - Fundação PaqTcPB