Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Hospital Universitário Cajuru (HUC), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o apoio Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná, realiza nesta terça-feira (26) um mutirão de cirurgia plástica reconstrutiva.
A ação faz parte do Programa de Solidariedade Continental da Federação Ibero Latino-Americana de Cirurgia Plástica (FILACP), que abrangerá cerca de 700 localidades de 24 países.

Os cirurgiões participantes operarão livre de honorários médicos, beneficiando pacientes que não possuem recursos financeiros e necessitam de cirurgia reconstrutiva. São, em sua maior parte, pacientes com cicatrizes e seqüelas de traumas de acidentes de trânsito, violência e câncer. A estimativa da organização é de que sejam realizadas em torno de 4.500 cirurgias nos 24 países da América Latina, Espanha e Portugal, o que representa, em custos, aproximadamente US$ 6.500.000.

Participarão do mutirão no HUC os cirurgiões plásticos Rogério Bittencourt, Alan Jeziorowski e Christian Kaymoto e o cirurgião especialista em crânio-maxilo-facial Gilvani Azor de Oliveira Cruz. Segundo Bittencourt, chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HUC, o objetivo da campanha é proporcionar aos pacientes a oportunidade de recuperar a saúde e refazer suas vidas. 

Serão operados no HUC sete pacientes, que foram selecionados pela equipe de cirurgiões. Atualmente, a fila de espera pela cirurgia plástica em Curitiba é de dois anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HUC realiza em média 40 cirurgias plásticas por mês.

Assessoria de Comunicação da APC