Segundo o coordenador do NEaD, Othon Bastos, o seletivo traz um novo alcance social, pois proporciona aos novos acadêmicos maiores oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, suprindo déficit de empregos e permitindo a democratização do conhecimento com o emblema da UFMA. Além disso, destacou a tendência do seletivo de expandir-se para outros municípios, dependendo do contingente de pessoas que se inscreverem.
O Núcleo de Educação a Distância oferece aos novos estudantes livros didáticos impressos, aulas presenciais e acesso a novas tecnologias por meio de web conferência, que permite a possibilidade de compartilhamento de voz, vídeos e arquivos da web e facilita a interação em tempo real dos estudantes e seus dirigentes.
O seletivo tem financiamento do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB), ligada ao MEC, com o apoio das prefeituras das regiões que ficam responsáveis pela operacionalização dos cursos no que se refere à ajuda de custo para professores e espaço físico com laboratórios, salas climatizadas e material didático aos estudantes.
As provas serão realizadas em uma única etapa, divididas em conhecimentos básicos, específicos e redação, e até setembro deste ano será lançado outro edital. As inscrições podem ser realizadas pelo site: www.concursos.ufma.br e a taxa cobrada é de R$ 50.
A Pró- Reitoria de Ensino (Proen) e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) lançaram o edital do Processo Seletivo Especial (EaD), desde o dia 6 deste mês, com o objetivo de selecionar candidatos para ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela UFMA nesta modalidade, e para atender às necessidades político- pedagógicas de cada região participante.
Ascom/UFMA