
Conforme aprovado pelo Conselho, em 16 de abril deste ano, a primeira fase terá 90 questões objetivas de múltipla escolha, mas será eliminatória e sua nota não entrará mais no cômputo da segunda fase. Os candidatos poderão solicitar, no ato da inscrição, o aproveitamento da nota de Conhecimentos Gerais obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2009 para a primeira fase da FUVEST.
As provas da segunda fase serão discursivas, feitas em três dias consecutivos, com duração de quatro horas. No primeiro dia, será a prova de redação e dez questões de língua portuguesa; no segundo dia, serão vinte questões, com caráter interdisciplinar, abrangendo as disciplinas do ensino médio: biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês; e no terceiro, 12 questões de duas a três disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.
O conteúdo das provas desse terceiro dia foi definido pelas Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade (anexa, segue tabela contendo as carreiras e provas correspondentes nas áreas de ciências exatas e tecnologia, ciências biológicas e humanidades). As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso, valendo 100 pontos cada uma, com questões de igual valor, exceto a primeira, em que a Redação valerá 50 pontos.
Os candidatos às carreiras de Artes Plásticas e Música serão submetidos a um conjunto de provas de Habilidades Específicas, de caráter eliminatório, antes da primeira fase. Para as carreiras de Artes Cênicas, Arquitetura, Curso Superior do Audiovisual e Design, essas provas, de caráter classificatório, serão realizadas na segunda fase do Vestibular, equivalendo, nestes casos, ao quarto dia de exames. Ao conjunto das provas específicas será atribuído o máximo de 100 pontos.
O Manual do Candidato, contendo todas as informações sobre o concurso Vestibular, poderá ser acessado eletronicamente no site da FUVEST (www.fuvest.br) a partir do dia 3 de agosto.
Assessoria de Imprensa da Reitoria da USP