No total, participaram 1.563 estudantes de 51 países, sendo que 15 deles foram selecionados durante a sétima edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março e organizada pela Escola Politécnica (Poli) da USP.
Todos os anos, a Febrace, afiliada à Intel ISEF, seleciona nove projetos para representar o Brasil nos Estados Unidos. Neste ano, dos cinco projetos premiados, quatro foram revelados pela Febrace. No ano passado, entre os quatro premiados, três eram finalistas da Febrace. Veja abaixo a lista dos contemplados neste ano:
Antibióticos em ovos de aranha?, do estudante Ivan Lavander Candido Ferreira (18), do Colégio Guilherme Dumont Villares e do Instituto Butantan, São Paulo, SP, conquistou o 2º lugar na categoria Microbiologia. O mesmo projeto também foi contemplado na cerimônia dos patrocinadores. Ficou em 4º lugar e recebeu R$ 500,00 da Sociedade Americana de Microbiologia.
Motor a reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma, do estudante Rafael Telis Gazzin Pessoa (17), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, ficou em 3º lugar na categoria Engenharia Elétrica e Mecânica.
Detector de Pré-Ignição, do estudante Felipe Gabriel Kuhn Soares (18), da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Novo Hamburgo, RS, conquistou o 4º lugar na categoria Engenharia Elétrica e Mecânica. Este projeto foi selecionado como finalista para a Intel ISEF pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).
Consciência e Ação: metodologia de educação ambiental, dos estudantes Felipe Seabra Fernandes (17), Ana Claudia Cassanti (17) e Ana Clara Cassanti (17), do Colégio Dante Alighieri, São Paulo, SP, ficou em 1º lugar por Excelência em Ciências Sociais e Comportamentais, e ganhou US$ 1.500,00 como prêmio do Instituto de Psicologia do Instituto de Tecnologia de Ilinois.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Febrace
Mais informações: www.lsi.usp.br/febrace