Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
I Jornada de Virologia e InfectologiaEstão abertas as inscrições para a I Jornada de Virologia e Infectologia da Unisul, promovido pelo curso de Medicina da Universidade, Unidade de Pesquisa em Virologia e Grupo de Pesquisa em Pneumologia e Semiologia. O evento acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho, no Salão Nobre da Unisul – Campus Tubarão.
As inscrições já podem ser feitas nas coordenações de Farmácia e Medicina, e também na secretaria da Unidade Hospitalar de Ensino.

A jornada permite aos acadêmicos e profissionais das áreas Biológicas e da Saúde, conhecer o estudo da Virologia, não somente como especialidade médica, mas também como um tema científico atual e fonte de prestigiadas publicações brasileiras – algumas inclusive realizadas na região sul - na comunidade científica mundial.

Segundo a coordenadora da Jornada, profa. Dra Alessandra Abel Borges, dentre a programação estão diversas palestras de profissionais conhecidos nacionalmente, abordando temas de grande relevância.

“Trata-se de uma rara oportunidade de assistir palestras sobre temas atuais em virologia, proferidas por renomados cientistas nacionais, que mostrarão os resultados de suas pesquisas. Entre os temas de maior destaque estão: Influenza e gripe suína, HIV, Hepatites, Raiva, Antivirais, Dengue, Viroses Emergentes e Vacina para HPV”, explica.

Fique por dentro da programação:
No dia 2, às 19 horas, a palestra de abertura será “Virologia: da descoberta dos vírus até as viroses emergentes”. Às 19h50min o tema muda para “Importância do diagnóstico precoce da dengue”. Para fechar a primeira noite, ainda acontecerão mais dois debates: “Estudos sobre os arbovírus, hantavírus e arenavírus no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP”, às 20h55min; e “Inquérito sorológico e de morbidade para Hantavírus na população rural e peri-urbana do município de Turvo – SC”, às 21h45min.

No segundo dia, 3, as atividades iniciam com uma mesa redonda sobre HIV, às 18h55min. Logo após, às 19 horas, será debatido “Subtipos de HIV no Sul de Santa Catarina”. Às 19h30min e às 20horas, respectivamente, os temas abordados serão “Co-infecção HIV e Hepatite C” e “Co-infecção HIV e Tuberculose”. Para fechar o ciclo de debates da noite, às 21h20min, um encontro sobre “Hepatite C: Aspectos epidemiológicos, fisiopatologia e diagnóstico da fibrose hepática”.

Na quinta-feira, 4, último dia do evento, mais cinco palestras completam o cronograma: às 18h30min “As pandemias de influenza do século XX e a gripe suína (A/H1N1)”; às 19h05min “Resultados preliminares de um estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de Tubarão-SC”; às 19h15min “Avaliação da atividade antiviral de produtos naturais e sintéticos: experiência do Laboratório de Virologia Aplicada da UFSC”; às 20h20min “Padronização de ensaios in vitro para substituição do uso de animais em laboratório de raiva”; e às 21h05min “Riscos da Infecção por HPV e sua prevenção com Vacinas”.

Assessoria de Imprensa
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina