
sua pesquisa intitulada: “Revestimentos Biocompátiveis Obtidos pelo Método SOL-GEL em “scaffolds” preparados por prototipagem rápida”.
Vários processos naturais (doenças) ou os de ordem provocada (acidentes) afetam pessoas no mundo todo, gerando a necessidade da utilização de próteses. O implante ósseo mobiliza boa parte da pesquisa nesta área. O grupo SOL-GEL da Universidade de Franca vem desenvolvendo pesquisa em biomateriais desde 2005, obtendo bons resultados, o qual é comprovado através da concessão dessa bolsa.
A FAPESP e a CAPES vem investindo nesta área com bolsas de iniciação científica e mestrado e agora com a bolsa de doutorado. Há mais ou menos um ano e meio o grupo de pesquisadores do Sol-gel, da Unifran, se uniu ao CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), órgão governamental pioneiro em Prototipagem Rápida, que é capaz de reproduzir partes do tecido ósseo, porém com materiais não compatíveis com o organismo humano. “Portanto a ideia do trabalho é unir as duas tecnologias para viabilizar o desenvolvimento de novos tipos de próteses produzidas de maneira eficiente e de baixo custo”, explica o prof. Dr.Eduardo José Nassar, pesquisador da Unifran e orientador da aluna.
Unifran Assessoria de Imprensa