Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade Federal do Paraná - O Conselho Universitário (Coun) da UFPR aprovou nesta quarta-feira (20/5) a utilização do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no processo seletivo da instituição.
Conforme a decisão, após as duas fases do vestibular da UFPR, a nota obtida no Enem terá um peso de 10% na média final dos candidatos. Até o ano passado, o desempenho no Enem servia apenas como um dos critérios de desempate.
 
As notas do próprio vestibular responderão pelos 90% restantes da média final. A mudança não implica em nenhuma alteração no formato das provas do processo seletivo da UFPR. Apenas o cálculo da média será modificado.
 
A primeira fase, composta por 80 questões, está prevista para o dia 15 de novembro. A segunda, para os dias 6 e 7 de dezembro. O período de inscrições deve começar em agosto, durante a feira "UFPR Cursos e Profissões".
 
"Nossa decisão sobre o uso do Enem foi conservadora, cautelosa, tomada após uma análise exaustiva da proposta do Ministério da Educação", afirmou o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva. "Vamos acompanhar o resultado ao longo deste ano para em seguida tomarmos uma nova decisão, ampliando ou reduzindo o peso do Enem no próximo ano."
 
Questões técnicas relativas à mudança ainda serão detalhadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade, até o começo de junho. Uma das questões em aberto diz respeito ao fato de a utilização da nota do Enem ser facultativa ou não aos candidatos.
 
Segundo a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko (Graduação), existe a possibilidade de o novo Enem vir a ser utilizado como primeira fase do vestibular da UFPR em 2010. "Nosso processo seletivo deste ano já estava em andamento, a proposta do ministério veio depois", afirmou Maria Amélia. "Precisamos avaliar melhor a proposta. Mas a nossa primeira impressão sobre a matriz que definirá o conteúdo do prova do Enem é bastante favorável, por ser abrangente e bem elaborada."
 
O coordenador-geral do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, observou que o ingresso dos alunos na universidade é muitas vezes decidido "nos milésimos". Uma simulação feita pelo núcleo revelou que o preenchimento de 13 das 178 vagas de Medicina teria alteração caso a nota na última edição do Enem tivesse sido utilizada.
 
"O vestibular da UFPR tem sido reconhecido, local e nacionalmente, como uma prova avançada, que tem um histórico que não pode ser desprezado", observou o vice-reitor Rogério Mulinari. "O grande mérito do Ministério da Educação foi começar esse debate sobre o ingresso nas universidades."

Assessoria de Comunicação da UFPR