
Na primeira reunião para negociação salarial na data-base dos servidores das universidades públicas de São Paulo, realizada na tarde de segunda-feira (18) na Reitoria da USP, o Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) ofereceu um reajuste de 6,05%, a ser aplicado aos salários de maio.
De acordo com o comunicado emitido pelo Cruesp após a reunião – que se estendeu por cerca de três horas –, o reajuste “corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe no período de maio/2008 a abril/2009”.
O Fórum das Seis – que congrega os sindicatos de docentes e funcionários da USP, Unesp, Unicamp e do Centro Paula Souza – reivindica reajuste de 17%, além da incorporação de uma parcela fixa de R$ 200,00 aos salários.
Até o momento, apenas os servidores técnico-administrativos da USP mantêm desde o dia 5 uma greve que paralisa algumas atividades da Universidade. Os sindicatos da Unesp e da Unicamp realizaram paralisações parciais na segunda-feira para acompanhar a negociação.
A reitora da USP, Suely Vilela, que preside o Cruesp, afirmou que não houve consenso na interpretação que o conselho e o Fórum dão quanto aos números sobre previsão orçamentária e o que foi efetivamente realizado. Essas divergências, porém, são naturais, ressaltou.
As categorias vão agora avaliar a proposta do Cruesp. Na USP, o Sintusp e a Associação dos Docentes (Adusp) realizam assembleia nesta terça (19). A próxima reunião entre as partes está marcada para a segunda-feira da semana que vem (25), às 14h.
Servidores e estudantes concentraram-se em manifestação em frente à Reitoria da USP desde o final da manhã. Cerca de 600 pessoas participavam do ato quando a reunião se iniciou. Alguns servidores e estudantes dirigiram-se à portaria 2 e fizeram menção de forçar a entrada, mas a situação logo se acalmou. A segurança do prédio permaneceu reforçada ao longo do dia.
Reajuste corresponde ao índice da Fipe
Leia a seguir a íntegra do comunicado divulgado pelo Cruesp após a reunião:
“São Paulo, 18 de maio de 2009.
O Cruesp, em reunião realizada nesta data, com o Fórum das Seis, concedeu reajuste salarial de 6,05% para docentes e servidores técnico-administrativos das Universidades Estaduais Paulistas.
O reajuste de 6,05%, a ser aplicado a partir dos salários de maio/2009, corresponde ao índice de inflação medido pelo IPC-Fipe no período de maio/2008 a abril/2009.
Dessa forma, em que pese o cenário de queda de arrecadação do ICMS, frente aos efeitos da crise financeira internacional, o Cruesp mantém seu compromisso de preservar o poder aquisitivo dos salários e, ao mesmo tempo, garantir recursos necessários para o adequado funcionamento das Universidades.”
Assessoria de Imprensa da USP