Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Universidade de Ribeirão PretoAlunos do Programa de Mestrado em Direito da Unaerp receberam seus colegas da Faculdade Metropolitanas Unidas de São Paulo - FMU para a realização de um Intercâmbio Cientifico. O encontro foi idealizado pelo professor doutor Adalberto Simão Filho, que dá aulas em ambos os cursos de Mestrado, e visa com o seu pioneirismo abordar temas de interesse coletivo e de sociedade da informação.
“Está é a primeira vez que duas universidades de destaque no cenário nacional se unem para essa finalidade”, diz Simão Filho.
 
O Intercambio é o primeiro contato entre os alunos de ambas as instituições. E segundo o professor, é uma etapa do projeto a ser desenvolvido por ambos os grupos, que tem como objetivo oferecer os resultados dos estudos acadêmicos para prefeituras do Estado e depois do país. A meta consiste em melhorar a comunicação entre a administração municipal e os cidadãos. “Os conhecimentos científicos e tecnológicos que são desenvolvidos dentro de uma universidade, através de seus cientistas e pesquisadores, devem ser levados e compartilhados com outras instituições e com a população”, explica o docente Simão Filho.
 
Nesse primeiro encontro, Simone Zanotillo e Marcos Martins foram os alunos da FMU responsáveis por expor aos colegas da Unaerp as conclusões obtidas em seus estudos acadêmicos referentes ao tema: Governo Eletrônico e o auxilio da prefeitura para a melhoria da qualidade vida. Na seqüência houve debate sobre o que foi falado.
 
Simone Zanotilo comentou sobre governo eletrônico, compras públicas e pregão eletrônico. Ela conta que o evento foi uma forma de unir os conhecimentos dos dois grupos. “Os debates foram relevantes, pois novas idéias surgiram e puderam ser discutidas e serviu para dar força ao projeto”, diz. Já Marcos Martins falou sobre o estado atual em que se encontra o governo, os problemas internos que podem ser encontrados na administração pública e possíveis soluções através do uso da tecnologia. “Foi muito produtivo. Essas idéias devem ser ordenadas e depois planificadas, para então formarem o projeto que vai ser apresentado aos órgãos públicos”, afirma Martins. 
 
A estudante do Programa de Mestrado de Direito da Unaerp, Cristiane Bassi Jacob, acredita que esse Intercâmbio Científico foi importante para agregar valores e trocar informações. “Todos os estudantes participaram, mesmo que apenas dois fossem responsáveis pela exposição das idéias, cada um deu sua contribuição durante os debates, pois todos temos visões individuais sobre o tema”, diz Cristiane. 
 
Os alunos do Mestrado da Unaerp irão à São Paulo no dia 4 junho para complementar as idéias discutidas no dia 15 de maio, além disso, vão apresentar aos alunos da capital os resultados obtidos nos estudos acadêmicos realizados em Ribeirão Preto. Os mestrandos da Unaerp escolhidos para mostrar esse trabalho, em formato de aula, são: Fabrício Jorge Machado e Aline Ourives Freire Fernandes. 
 
Fabrício conta que a seleção foi feita de acordo com a desenvoltura verbal na apresentação de seminários durante o curso, e a proximidade destes trabalhos com os temas de enfoque do Intercâmbio Cientifico, que é o uso de tecnologia para melhorar o contato entre administração municipal e cidadãos. 
 
O encontro em Ribeirão Preto foi o início da pesquisa cientifica que de acordo com o professor Simão Filho deverá ser concluída entre seis e oito meses.