Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel)Quinze profissionais da área de saúde do Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) participaram do Curso de Formação de Coordenadores Educacionais de Transplante, realizado no dia 15.
O curso é organizado pela Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE), pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) dos principais hospitais de Pelotas. 
 
O curso é pioneiro na cidade e proporcionará orientação aos profissionais, a fim de difundir a importância da doação de órgãos. Sua estrutura envolverá hospitais relacionados ao processo de transplante de órgãos de Pelotas e reunirá um total de 60 participantes. “As orientações que serão dadas no curso são de extrema importância para a atuação dos profissionais, visto que é com a disseminação das informações que poderemos aumentar o número de doadores e assim, salvarmos mais vidas”, afirma a integrante da CIHDOTT do São Francisco de Paula, Aline Wienke Sesterheim, que participa também da organização do evento. 
 
Os participantes, segundo Aline, sairão do curso capacitados para captarem mais doadores, o que qualificará ainda mais o atendimento prestado pelo São Francisco de Paula. Segundo o presidente da ADOTE de Pelotas, Francisco Assis, a importância da capacitação de doadores é “mais do que permitir que nossa vida continue na vida de outros. É doar nosso conhecimento, nossas capacidades, nossas habilidades profissionais e pessoais para promover, entre todos, o valor da doação de órgãos”.
 
Profissionais da área de enfermagem, assistentes sociais, médicos residentes e profissionais ligados à CIHDOTT do São Francisco participarão da capacitação que englobará palestras informativas. O médico do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Porto Alegre e especialista no assunto, Valter Garcia, ministrará o curso juntamente com a médica Clotilde Garcia e com o presidente da ADOTE de Pelotas, Francisco Assis.
 
A capacitação será divida em duas etapas, envolvendo, neste primeiro momento, a parte teórica e posteriormente uma etapa prática, na qual os participantes devem promover eventos educativos e informativos sobre a temática. “A intenção é realizar um grande mutirão em um dia, com todos os participantes em vários locais, como escolas e outros, para divulgação da importância de doar”, ressalta Assis.