De 25 a 29 de maio, a Escola Municipal Tenente Antônio João, na Ilha da Cidade Universitária recebe a “Tabagismo Passivo: uma Irresponsabilidade Social”. A mostra reúne diversos trabalhos dos estudantes da instituição de ensino, visando sensibilizar a comunidade escolar sobre o tema. Haverá premiação para trabalhos votados pela comunidade. Ainda na escola municipal, acontece no dia 27, de 7h30 às 10h, uma avaliação do grau de dependência à nicotina.
Já para refletir os mecanismos utilizados pela indústria do tabaco, é exibido o documentário canadense “Tobacco Conspiracy: os bastidores da indústria do tabaco”. Seguida de debate, a exibição acontece no dia 25 no Instituto de Peadiatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG), de 8h às 10h, e na COPPE, de 10h30 às 12h30. O filme pode ser visto também no dia 27, de 10h às 12h30 na Reitoria.
No dia 29, ocorre o simpósio “Como abordar e diagnosticar tabagistas com transtornos mentais — da evidência à prática clínica”. O evento pretende discutir a dependência de nicotina como um transtorno psiquiátrico. O simpósio é direcionado a profissionais de saúde e acontece no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) de 8h30 às 19h. O CREMERJ fica na Praia de Botafogo, 228 – Botafogo, RJ.
As atividades promovidas pelo NETT se estendem também à cidade de Maricá. No dia 30 de maio, acontece a exposição “Tabagismo Passivo: uma Irresponsabilidade Social” e exibição do documentário “Tobacco Conspiracy: os bastidores da indústria do tabaco”.
Agência UFRJ de notícias