O objetivo do programa é trabalhar conteúdos que não estão suficientemente compreendidos pelos estudantes e que estejam dificultando o processo de construção de novos conhecimentos nos cursos de graduação da Unisc. Podem participar das atividades, que serão desenvolvidas na forma de oficinas de aprendizagem, alunos ingressantes, aqueles que já estão no meio do curso, mas apresentam dificuldades, ou ainda os concluintes em período de trabalhos de conclusão, monografias e estágios.
Conforme os Coordenadores do Programa, Rudimar Abreu e Giana Sebastiany, atualmente a qualificação acadêmica de muitos estudantes que ingressam no ensino superior deixa a desejar e esse é um dos entraves que precisam ser minimizados a partir de políticas de construção de conhecimentos. “Historicamente temos acompanhado as lacunas deixadas pelo ensino fundamental e médio em nossos estudantes. Além disso, torna-se cada vez mais comum a queixa de docentes, especialmente do primeiro ano, quanto às precárias condições de produção de conhecimentos e acompanhamento das atividades propostas em aula pelos calouros dos cursos”, comentam os coordenadores.
O programa terá três ações básicas que são oficinas de aprendizagem, bolsas de ensino/laboratórios e disciplinas curriculares. As oficinas atenderão inicialmente as áreas de Informática, Matemática e Leitura e Produção de Textos, que serão ministradas por bolsistas dos Cursos de Licenciaturas, sob a orientação de docentes supervisores. Para os alunos do primeiro e segundo semestres, vão ser oferecidas oficinas presenciais e, para os veteranos, oficinas na modalidade Educação a Distância (EaD).
Para facilitar o acesso ao PINAC, as oficinas serão oferecidas nos turnos da manhã, tarde, noite e aos sábados. Para os campi, serão oferecidos horários especiais ou através do EaD, a partir do segundo semestre de 2009. A carga horária total é de 15 horas por módulo, sem custo para o estudante inscrito.
Assessoria de Imprensa
Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul