O professor contemplado como pesquisador nível 2, para o triênio março de 2009/2012, foi Ênio Leandro Machado, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) da Unisc.
A linha de pesquisa envolve o controle da poluição, abrangendo o comitê avaliador de Engenharia Ambiental, e relaciona pesquisas com efluentes hospitalares. O foco do estudo é minimizar o impacto poluente por contaminantes orgânicos persistentes e agentes infectantes dos efluentes hospitalares secundários. A bolsa terá a duração de 36 meses. O trabalho teve as parcerias dos hospitais Santa Cruz e São Sebastião Mártir, por meio do Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo, que prestou assessoramento e acompanhamento na execução projeto.
A pesquisa pretende desenvolver estudos de tratamento de efluentes capazes de embasar projeto executivo de pré ou pós-oxidação de efluentes destinados/oriundos de processos biológicos anaeróbios ou aeróbios. Entre as metas, estão selecionar algum hospital do Vale do Rio Pardo que possua problemas pertinentes aos seus efluentes e que sejam comuns aos demais hospitais da região.
Após, será diagnosticada a contaminação dos efluentes hospitalares primários e secundários em hospital do Vale do Rio Pardo. O objetivo é desenvolver processos oxidativos avançados fotocatalisados e ferro catalisados adequados ao tratamento de efluentes hospitalares e utilizar as informações obtidas para gerar maior consciência ambiental na comunidade hospitalar, para assim ser promovida as práticas alternativas de minimização poluentes.
Os estudos com efluentes hospitalares, que foram desenvolvidos desde 2002 na Unisc, resultaram em duas publicações internacionais importantes em revistas com Qualis A internacional, duas dissertações e cinco trabalhos em congressos publicados. Nesse sentido, a continuidade das pesquisas de tratamento de efluentes hospitalares prosseguirá com a aplicação de processos patenteados pela Unisc em 2008 e reforçarão a cooperação com as universidades Ufrgs, UFSM e Institut für Umweltmedizin und Krankenhaushygiene, Universitätsklinikum Freiburg, na Alemanha.
O CNPq concede as bolsas PQ para pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, desde que atendam aos critérios dos comitês de assessoramento, com o objetivo de distinguir o pesquisador e valorizar sua produção científica. Entre os critérios estão a produção científica, a participação na formação de recursos humanos e a sua contribuição para a área. Os principais méritos de aprovação do projeto junto ao CNPq estão relacionados à inter-relação de atividades entre universidades, ensino de graduação e pós-graduação, ineditismo das pesquisas e consolidação do Grupo de Ciência e Tecnologia Ambiental.
“Conjuntamente com a educação ambiental e consciência pró-ativa, nas questões de consumo dos recursos naturais, deve-se repensar o controle na fonte geradora dos passivos ambientais, o que considera a unidade hospitalar como referência para a aplicação de tecnologias mais limpas, tanto para remediação dos efluentes como das ações geradoras destes impactos com profissionais da área da saúde”, explica o professor. “A relevância científica também será acompanhada das possibilidades de abertura de oportunidades para que alunos dos cursos de graduação, como Química, Biologia, Engenharia Ambiental e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da Unisc possam qualificar ainda mais suas formações, bem como os grupos de pesquisadores associados”, conclui.
Assessoria de Imprensa
Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul