Ao todo, mais de 260 inscritos concorrem às 20 vagas disponibilizadas neste ano.
Segundo o professor Jovany Luis Alves de Medeiros, professor adjunto do departamento de Fisioterapia e coordenador do Mestrado, as inscrições foram além das expectativas. “Esperávamos, no máximo, 150 inscritos para esta primeira avaliação do Mestrado em Saúde Pública, mas os números foram além. Isso retrata uma demanda reprimida de alunos de pós-graduação, e que precisamos incentivar ainda mais a oferta de mestrados nesta Universidade”, afirmou.
Para ele, o ideal seria que cada departamento tivesse sua própria pós-graduação strictu senso, “pois também se percebe que muitos alunos se inscreveram neste mestrado não porque, idealmente, fosse o que sempre sonharam fazer, mas porque ainda é uma das poucas opções relacionadas ao curso de graduação”. Como resultado, alunos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia e até Administração, entre outras áreas, se interessaram em participar do processo seletivo.
Atentos em se mobilizar para atender esta demanda, professores da UEPB, exclusivamente, já se preparam para cumprir o calendário da Instituição. Pela grande procura, o Mestrado em Saúde Pública indica que precisará aprimorar o quadro de capacidade de orientação, para que um dia seja possível aumentar o número de vagas e atender mais estudantes de pós-graduação. Para isso, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) exige que os professores, basicamente, ampliem sua produção científica em qualidade e quantidade.
Entre as expectativas para este novo desafio, o professor Jovany diz que a UEPB pretende devolver ao Estado todo o incentivo que tem recebido até então. “Saúde Pública é uma especialidade que tem a ver com saúde da população. A gente quer dar uma contribuição importante, fazendo uma avaliação do serviço de gestão em saúde e verificar a prevalência e incidência de doenças, aspectos específicos das enfermidades e a solução de problemas de saúde. Nossa pesquisa se estenderá por estes temas”.
A divulgação da lista de inscrições homologadas acontecerá no próximo dia 14. Já a prova escrita e a avaliação de inglês serão nos dias 18 e 25 de maio, respectivamente. O período para entrevistas acontecerá entre os dias 1º e 5 de junho. A lista final dos 20 classificados será divulgada até o dia 19 de junho.
Outras informações no site do mestrado: LINK