O Conselho Diretor é o representante de várias instituições e é responsável por aprovar os macro-objetivos a serem desenvolvidos pelos projetos da Rede; promover a aplicação dos resultados das pesquisas no âmbito da Rede; sugerir e apoiar políticas públicas pertinentes à biotecnologia e biodiversidade para a Amazônia Legal; aprovar política de uso dos dados coletados no âmbito da Rede, visando garantir sua ampla divulgação, respeitadas as prioridades dos seus autores e os direitos de propriedade intelectual; aprovar a participação de novas instituições na Rede; aprovar a estratégia de implementação, gestão e avaliação da Rede e de seus projetos; entre outros.
“O próximo passo vai ser a instalação do Comitê Científico que é formado por pesquisadores dos nove estados e pesquisadores de renome das áreas de biotecnologia e biodiversidade. O Comitê é responsável por preparar todo o projeto de Rede”, comenta o professor Fernando Carvalho. Além desta função, compete ao Comitê Científico propor política de uso dos dados coletados no âmbito da Rede, visando garantir sua ampla divulgação, propor a participação de novas instituições na Rede, a redefinição, acompanhamento, avaliação e revisão da agenda científica da Rede e a estratégia de implementação dos projetos da Rede.
Na mesma ocasião, uma Comissão de pró-reitores, indicados pelo Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior Brasileiras, esteve participando da discussão sobre o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG), na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior –Andifes.
O objetivo da reunião foi a Análise Qualitativa da demanda das universidades. O professor Fernando Carvalho foi o representante do Fórum de Pró-reitores da Região Norte. Ficou decidido que será realizado um detalhamento de cada proposta da instituição por região, com o objetivo de traçar um perfil da solicitação de cada universidade com relação às áreas de qualificação, crescimento e investimento. O prazo para a entrega deste detalhamento e a discussão destas demandas será no dia 19 de maio. Os pró-reitores que representam cada região serão responsáveis por fazer este detalhamento.
Ascom/UFMA