
O Herbário também tem registro junto à Rede Brasileira de Herbários e ao Índex Herbariorum, índice internacional de herbários. “Quando atingimos cinco mil plantas em 2006, foi feito o registro no Index. Hoje temos quase 11.800 espécies tombadas e esse número aumenta todo dia, constantemente”, conta o biólogo André de Gasper, responsável pelo herbário.
“O Herbário serve como uma biblioteca de plantas. Materiais botânicos são coletados e tombados. É uma coleção de referência para a biodiversidade de cada região, no caso, Santa Catarina e o Vale do Itajaí”, explica o biólogo. E acrescenta: “quando um acadêmico está escrevendo sua dissertação de mestrado ou doutorado sobre taxonomia, (classificação de espécies), eles podem pedir material emprestado ao herbário. Desta forma o nome do nosso herbário aparece no trabalho, divulgando também o nome da Universidade”.
“Todos os órgãos junto aos quais o Herbário FURB está registrado servem para consolidar-nos como coleção referência”, relata André de Gasper. O Herbário FURB hoje auxilia na identificação e processamento dos dados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina.
Mais informações no site www.furb.br/herbario
Assessoria de Imprensa FURB