Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Formação atmosférica não comum causa preocupação às pessoasUnicamp - Aconteceu em Campinas nesta segunda-feira (4) uma formação atmosférica que não é comum de se ver e que chegou a causar preocupação às pessoas que acompanharam o fenômeno às 13h45.
Tratou-se, de acordo com o diretor-associado do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), Hilton Silveira Pinto, de uma formação de área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera, com altitude de 5 km. O fenômeno, segundo ele, era previsto desde a manhã, fato que já era registrado no site do Cepagri.

Hilton Silveira Pinto contou que o reflexo disso faz com que outras áreas sejam deslocadas, provocando ventos fortes. “Isso não impede que haja a formação de um tornado, mas não foi o caso. Em geral, os tornados caracterizam-se por ventos com altitudes entre 300 e 600 km”, orientou. O fenômeno, prosseguiu em seu comentário, não demorou mais que 20 minutos. O boletim do Cepagri ainda registra para esta terça-feira que o sol volta a aparecer, não havendo previsão de chuvas até o fim de semana.

Comunicação Social Unicamp