Estudantes concluintes de quaisquer cursos de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) poderão inscrever-se nesta quinta-feira (7) para o processo seletivo do projeto Rondon. A Operação Nordeste-Sul vai acontecer entre os dias 17 de julho e 02 de agosto de 2009, em 24 municípios paraibanos, localizados em torno da cidade de Campina Grande, e no Rio Grande do Sul.
De acordo com resultado da seleção publicado em Edital do Ministério da Defesa, durante a Operação Nordeste-Sul a UFPB vai atuar nos municípios de Juarez Távora, Queimadas e Alagoa Grande. As atividades do projeto Rondon serão desenvolvidas nos Conjuntos A e B. O Conjunto A reúne ações de Cultura, Direitos Humanos e Justiça; Educação e Saúde. Já o Conjunto B reúne ações das áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho.
Nessa Operação Rondon, a UFPB foi selecionada para atuar nos dois conjuntos. O Município de Juarez Távora foi contemplado com ações do Conjunto B que serão coordenadas pelo professor Antônio Luiz de Albuquerque Gomes. No Município de Queimadas serão desenvolvidas ações do Conjunto A que serão coordenadas pela professora Virgínia de Oliveira Silva. O Município de Alagoa Grande também ficou com ações do Conjunto A, mas sob a coordenação da professora Maria Auxiliadora Pereira.
As inscrições vão se prolongar até o dia 15 de maio, nos horários das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC), localizada no andar térreo do edifício da Reitoria da UFPB, Campus de João pessoa.
São pré-requisitos para inscrever-se: ter um bom desempenho acadêmico, espírito de equipe e facilidade de interagir com o público-alvo de sua ação e ter preferencialmente experiência em atividades de extensão. Além disso, os alunos precisam ter disponibilidade para realizar o treinamento e preparar relatório após o retorno da missão e dispor de tempo para viajar no período de atuação proposta pelo projeto ao município aonde serão desenvolvidas as ações.
Ao inscrever-se, o candidato deverá preencher o formulário que se encontra disponível no Edital PRAC/UFPB do site www.prac.ufpb.br, imprimir e entregá-lo na Pró-Reitoria. No ato da inscrição, o candidato também deverá entregar um Resumo elaborado a partir das características exigidas no Conjunto A ou B de sua escolha, conforme Edital do Ministério da Defesa. O concurso será permitido a apenas uma cidade.
O resumo deve conter até seis mil caracteres, em espaço simples, a ser escrito em parágrafos separados com até oito linhas, contendo introdução/objetivo; teorização/contextualização sobre o assunto; conclusão e proposição de como será a apresentação do tema na comunidade visitada de forma a ser realizada em até 4 horas para o público, que poderá ser composto por líderes comunitários, educadores, jovens, servidores públicos e multiplicadores dos conhecimentos em geral.
Fases de seleção
A primeira fase do processo de seleção vai acontecer entre os dias 18 e 19 de maio, quando serão avaliadas as fichas de inscrições e avaliação dos resumos entregues pelos candidatos. A fluência do candidato para discorrer sobre os temas escolhidos; coerência gramatical, coordenação e clareza de idéias; criatividade nas proposições para desenvolvimento e apresentação das atividades do projeto; e uso de referencial bibliográfico. Estes são os requisitos exigidos pela Comissão para aprovação dos candidatos inscritos.
A segunda fase da seleção acontece de 20 a 22 de maio, quando os inscritos serão entrevistados pela Comissão do projeto Rondon, sendo avaliado o desembaraço dos candidatos, a vivência com a Extensão Universitária; e seu conhecimento sobre o Rondon, particularmente no que se refere aos seus objetivos e ao Guia de Orientação aos Rondonistas.
Nessa fase também será divulgado o resultado preliminar da primeira fase, com a seleção de até 10 nomes de estudantes para a terceira fase, quando desse total só seis serão selecionados em definitivo.
A acontecer entre os dias 20 e 28 de maio, a terceira fase constará de desenvolvimento de trabalhos em equipe com os pré-selecionados para avaliação e definição dos finalistas.
Esta fase será decisiva para a seleção dos seis candidatos aprovados em definitivo, cujo resultado será divulgado. A equipe definitiva será composta por oito rondonistas, sendo dois professores e seis alunos dos cursos de graduação. O resultado da escolha dos seis candidatos será no dia 28 de Maio de 2009.
Outras informações na PRAC/UFPB. Telefone: (83) 3216-7990.
UFPB Agência de Notícias