Imprimir
Notícias do Campus
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Qual méio é mais eficiente no horário do rush?Universidade Federal do Paraná - Nesta quarta-feira, dia 28 de maio, em plena hora do “Rush”, às 18 horas, cinco ciclistas, um pedestre, um corredor, um skatista, um usuário de ônibus, um de táxi, um motorista de automóvel e um motociclista participarão de um desafio: qual deles conseguirá terminar primeiro o percurso que tem como ponto de partida a Ciclofaixa da Augusto Stresser (na altura do número 207, Juvevê), como ponto intermediário, a Câmara de Vereadores e a Chegada, na Prefeitura Municipal de Curitiba?

O Desafio Intermodal é uma promoção do Projeto de Extensão Ciclovida da UFPR e o Grupo Bicicletada, que defendem a utilização da Bicicleta como um meio de transporte saudável e viável para os curitibanos. Na verdade é um desafio que não busca campeões, mas registrar e analisar todos os dados gerados pela iniciativa, como as dificuldades encontradas no percurso, o trânsito, testando a infra-estrutura existente hoje para esses vários tipos de meios de locomoção na cidade.

O pedestre do Desafio será o servidor da UFPR e coordenador do projeto Ciclovida José Carlos Belotto. Ele comenta que o Ciclovida quer conscientizar a comunidade de que o uso da bicicleta pode ser uma possibilidade de mobilidade urbana mais sustentável, pretendem criar propostas para a cultura de sua maior utilização. “Existe um preconceito, uma postura negativa com relação à bicicleta. As pessoas vêem o carro como status e a bicicleta de uma maneira negativa”, explica Belotto, ao comentar que num estudo de simulação, se apenas 10% dos curitibanos deixassem de utilizar o carro como meio de transporte a atmosfera ganharia com uma redução de  6.963.062 quilos de poluentes ao ano.

Ele explica que os ciclistas estão estarão em maior número em razão das categorias que representarão: haverá um atleta, um com mais de 50 anos, um com bicicleta dobrável que poderá percorrer o trecho ora pedalando, ora utilizando transporte coletivo; um com bicicleta modelo Cecizinha e um com roda fixa. Tudo para mostrar que a bicicleta não é um meio de transporte apenas para jovens condicionados, mas também para todas as faixas de idade e tipos de bicicletas, bastando apenas a vontade de utilizá-la não apenas como lazer, mas como um transporte que traz benefícios para a saúde do usuário e para  um ambiente menos poluído.

Contatos sobre o Desafio podem ser obtidos diretamente com José Carlos Belotto, pelo telefone 9926-4096. Belotto estima que entre 15 minutos a meia hora os participantes estarão “batendo ponto” na Câmara Municipal e entre 30 minutos a uma hora devem cruzar a linha de Chegada.


Assessoria de Comunicação Social da UFPR