O vice-reitor da UNIBAN, Prof. Milton Linhares, foi reconduzido para seu segundo mandato como conselheiro na Câmara de Educação Superior do CNE (Conselho Nacional de Educação), no período de 2008 a 2012. Para a escolha dos conselheiros, entidades da sociedade civil
relacionadas às áreas de atuação das Câmaras Básica e Superior,
elaboram lista tríplice de nomes de brasileiros de reputação ilibada,
que tenham prestado serviços relevantes à educação, à ciência e à
cultura, a ser encaminhada ao Ministério da Educação, juntamente com o
currículo dos indicados.
O MEC, por sua vez, prepara lista única para cada uma das Câmaras, submetendo-as ao Presidente da República. São indicados cerca de 40 a 60 nomes para cada Câmara, dos quais o presidente da República escolhe apenas seis para cada uma delas. Os Conselheiros empossados têm mandato de quatro anos e direito a uma recondução ao cargo.
As Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior, que compõem o Conselho, são constituídas cada uma, por doze conselheiros, sendo membros natos em cada Câmara, respectivamente, o Secretário de Educação Fundamental e o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, nomeados pelo Presidente da República.
Compete ao Conselho e às Câmaras emitir pareceres e decidir privativa e autonomamente sobre os assuntos que lhe são pertinentes, cabendo, no caso de decisões das Câmaras, recurso ao Conselho Pleno.
A solenidade de posse será realizada no dia 10 de junho, às 15h, na sede do CNE, em Brasília, com a presença do ministro da educação Fernando Haddad.
Marisa De Lucia - Agência UNIBAN