Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Uma boa universidade pode ser medida pela qualidade de sua biblioteca. O próprio Ministério da Educação (MEC), responsável pelo ensino superior no Brasil, utiliza o critério em suas avaliações periódicas. É por isso que a UMC se orgulha de possuir o maior acervo de obras disponíveis na Região do Alto Tietê, suplantando inclusive os estabelecimentos municipais. Números atuais mostram que a Biblioteca Central, localizada no campus Mogi das Cruzes, possui exatos 110.418 volumes, entre livros, teses, dissertações, monografias, filmes e periódicos. O serviço está à disposição dos alunos, de pesquisadores e da comunidade.

A renovação dos livros é feita constantemente. Além de obras exigidas pelos professores das dezenas de disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação, são adquiridos best-sellers da literatura nacional e mundial. As novidades são expostas em uma estante que fica no piso térreo da Biblioteca, logo na entrada. “Todas as quartas-feiras, às 10 horas, renovamos as prateleiras. Assim, o usuário fica bem informado sobre as novas aquisições feitas pela UMC e, se gostar de algum título e desejar lê-lo, poderá fazer a reserva”, explica a bibliotecária-chefe da Universidade, Decléia Maria Faganello.

Além dos livros e filmes, a Biblioteca Central da UMC também disponibiliza aos usuários sete jornais diários: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, O Diário de Mogi, Mogi News e Diário de Suzano. Revistas semanais e mensais podem ser consultadas no local. “Oferecemos, ainda, espaços para estudo, não só em grupo como individualmente, e também disponibilizamos na internet o mapeamento de sites e links de interesse dos alunos. Além disso, oferecemos o serviço de renovação, pesquisa e reserva pela rede mundial de computadores”, informa Decléia. O melhor de tudo é que acervo tão rico e completo não está restrito aos alunos, professores e funcionários da UMC. Ciente de sua importância social na disseminação da cultura, a Universidade estendeu os serviços da Biblioteca Central à comunidade. “Qualquer pessoa pode vir até aqui para consultar os nossos volumes, utilizando toda a nossa estrutura. Os alunos podem solicitar orientação para a confecção de trabalhos acadêmicos”, diz a bibliotecária-chefe. Os serviços também estão disponíveis aos mais de 100 mil profissionais que já se formaram na instituição.

Para se tornar sócio da Biblioteca, é muito simples. Alunos devem trazer uma foto ¾ recente, apresentar comprovante do vínculo com a instituição, preencher a ficha de inscrição e a concordância com os termos do Regulamento da Biblioteca. Ex-alunos deverão entregar termo de compromisso, comprovante de residência, fotocópia do RG e CPF e pagar uma taxa.

O departamento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 22h, e, aos sábados, das 7h45 às 17h. Endereço: Avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, número 200, no Centro Cívico.


UMC Agência