A posição de referência que a UPF ocupa no estado e no país e sua tradição são, para a vice-reitora de Graduação Rosani Sgari, justificativas para esse expressivo número de candidatos. De acordo com ela, a Instituição prima pela excelência acadêmica e investe, igualmente, em pesquisa e atividades de extensão, e esse esforço tem sido recompensado. “Esse bom resultado de inscritos confirma novamente o processo ascendente de qualificação da UPF, que tem figurado também em importantes indicadores neste ano, como as avaliações do Ministério da Educação, o ranking da Folha de São Paulo e o Guia do Estudante”, explicou.
Na opinião da professora, os constantes investimentos em infraestrutura, como equipamentos de ponta para utilização nos diferentes laboratórios e clinicas, são fundamentais para a escolha do candidato pela UPF, mas o que realmente mobiliza o futuro acadêmico são as mudanças que a UPF vem realizando nos currículos de seus cursos. “Ao longo de três anos, mais de 30 cursos passaram por modificações que marcam um novo ciclo na UPF, pois envolvem o uso de novas metodologias de ensino, novas tecnologias de informação, flexibilização curricular e interdisciplinar. Logo, fica claro que esse índice é fruto de um conjunto de ações e do trabalho comprometido desenvolvido por nossos professores e colaboradores”, frisa a vice-reitora.
Cursos mais procurados
Medicina figura novamente como o curso mais procurado do Vestibular de Verão da UPF, com mais de 70 candidatos por vaga. Ainda, estão entre os mais procurados os cursos de Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Estética e Cosmética, Fisioterapia e Agronomia.
Prova
A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, já os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.
Programa Recomeçar Plus
A UPF oferece ingresso diferenciado, por meio de prova única de redação, a pessoas com idade mínima de quarenta anos e com ensino médio concluído, disponibilizando um excedente de até 10% das vagas em diferentes cursos. Será concedido desconto de 50% nas mensalidades ao candidato aprovado por esse programa, desde que não acumule outro benefício financeiro, conforme normativa institucional.
PAE UPF pré-aprovado
O Plano de Apoio Estudantil (PAE UPF) é um programa que garante aos matriculados das graduações da UPF a oportunidade de cursar a faculdade pagando somente 50% do valor da mensalidade. Os 50% restantes serão restituídos à UPF pelo aluno após a conclusão do curso, com um ano de carência. Com a pré-aprovação, o desconto já incide sobre a parcela da matrícula. A confirmação da concessão do benefício fica condicionada ao atendimento do disposto no edital específico.
Benefícios financeiros
Além do PAE/UPF, o Vestibular de Verão oferta outros benefícios financeiros. Dentre as bolsas, estão o Prouni, dirigido a estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública; a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF, que prevê gratuidade de 50% para os seguintes cursos: Campus Passo Fundo: Administração (B) (manhã); Artes Visuais (B e L); Educação Física (L); Filosofia (B e L); Física (L); Geografia (L); História (L); Letras - Português e Espanhol (L); Letras - Português e Inglês (L); Matemática (L); Música (L); Pedagogia (L); Química (B e L); Secretariado Executivo (B) e Serviço Social (B); Campus Carazinho: Pedagogia (L); Campus Lagoa Vermelha: Pedagogia (L); Campus Soledade: Educação Física (L) e Pedagogia (L).
Dentre os financiamentos, está o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o Programa Emergencial de Crédito (PEC) próprio da Instituição, um benefício estudantil regido por edital específico e de fluxo contínuo; além do Fies, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação, segundo seus critérios. O Fies tem inscrições realizadas no site http://www.sisfiesportal.mec.gov.br/ e segue um regramento próprio.
Informações
Saiba mais sobre as opções de bolsas e financiamentos no site do Vestibular, em vestibular.upf.br. Dúvidas podem ser esclarecidas, também, pelo “Disque Vestibular”, 0800-701-8220, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..