A Design Factory Global Network surgiu na Finlândia, como projeto da Universidade de Aalto para criar experiências práticas de aprendizagem. A universidade finlandesa decidiu apostar no trabalho colaborativo entre empresas e grupos de pesquisa e, com bons resultados nessa empreitada, ela expandiu o seu modelo e deu início à rede.
A cerimônia que oficializou o ingresso do laboratório da Poli na rede ocorreu no dia 20 de junho de 2017, nas dependências da Escola, com as presenças do reitor da USP, Marco Antonio Zago; da vice-diretora da Poli, Liedi Légi Bariani Bernucci; e do embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, entre outras autoridades.
Desde 2016, a Poli já vem realizando atividades de preparação para o ingresso na rede internacional. Neste semestre, 10 alunos da USP e oito alunos de universidades estrangeiras participaram de duas disciplinas optativas para o desenvolvimento de trabalhos internacionais. Nessas disciplinas, denominadas Applied Design Project I e II, os projetos são realizados em inglês.
Além de estreitar os laços com o setor produtivo e estimular a interdisciplinaridade, a nova parceria irá permitir que os alunos brasileiros possam desenvolver atividades com a participação de universitários e pesquisadores de diversos países.
“O InovaLab@POLI cresceu desde que foi criado e está dando um passo adiante ao se internacionalizar ingressando em uma rede com outras universidades que atuam da mesma forma, estimulando a inovação e o empreendedorismo para alunos de graduação”, disse Eduardo Zancul, professor da Poli e vice-coordenador do laboratório.
Mais informações: http://jornal.usp.br/institucional/inovalab-da-poli-ingressa-rede-internacional-de-ensino-de-inovacao.
Agência FAPESP