O artigo sob o título “Responsabilidade Social Corporativa e vantagem competitiva sustentável: Um estudo em multinacionais brasileiras” é baseado em pesquisa que investigou a influência da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) no Desempenho Empresarial, em empresas brasileiras.
Para tal, foi elaborada uma pesquisa descritiva e quantitativa com tratamento multivariado de dados através de regressões em painel. A amostra foi composta por 53 companhias de capital aberto listadas na BMF & Bovespa durante os anos 2011 a 2014, sendo 32 multinacionais brasileiras presentes no ranking de transnacionalidade da Fundação Dom Cabral (FDC) e 21 empresas puramente domésticas. Foram usados dados secundários extraídos da base de dados Economática®, Relatórios de Administração e de Sustentabilidade (GRI/ISE).
Os resultados apontaram uma relação positiva entre o lucro líquido e as variáveis socioambientais, que resultou em um desempenho superior nas empresas analisadas, tanto multinacionais como domésticas. A principal contribuição de trabalho foi verificar empiricamente a relação entre as práticas socioambientais e o desempenho, em um contexto de negócios internacionais.