Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
EnadeO Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado neste domingo, 20 de novembro 2016, em todo o Brasil. Nesta edição, estão inscritos 216.044 concluintes dos cursos de graduação nas áreas de conhecimento de agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Também serão avaliados os concluintes de cursos tecnólogos nas áreas de agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia.
Em 2016, o Enade tem novidades: as provas serão personalizadas, as folhas de respostas virão encartadas e a distribuição dos cadernos de provas será nominal. A participação no exame é obrigatória, registrada no histórico escolar. O objetivo é avaliar o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. As áreas de avaliação são definidas de acordo com o ciclo trienal do Enade.

Provas - Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 17h30 em todo o Brasil, sempre seguindo o horário oficial de Brasília. Só é permitida a saída do estudante do local de prova uma hora depois do início da aplicação. Entretanto, o estudante só poderá deixar o local com o Caderno de Prova 30 minutos antes do tempo regular. Aquele que deixar o local de prova antes de 14h30 permanecerá em situação "Irregular" em relação ao Enade e não poderá colar grau enquanto não regularizar sua situação.

A prova do Enade é constituída de duas partes. A de Formação Geral tem 10 questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas. A de Componentes Específicos tem 30 questões, sendo 27 de múltipla escolha e três discursivas. O gabarito das questões objetivas será divulgado na quarta-feira, 23 de novembro. A data de publicação do padrão de resposta das questões discursivas será divulgada oportunamente.

Locais de prova - Para ter acesso ao Cartão de Informação do Estudante, que contém a informação do local de prova, os concluintes das áreas de conhecimento avaliadas devem preencher o Questionário do Estudante. Recomenda-se que aqueles estudantes que já preencheram o questionário e acessaram o cartão façam uma nova consulta porque algumas alterações precisaram ser realizadas em função das ocupações de escolas. A consulta pode ser feita no Sistema Enade ou no endereço enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarLocalProva. Em caso de novas alterações em locais de prova, as instituições e os estudantes afetados serão comunicados oficialmente pelo Inep.

O acesso à tela que permite visualizar o Cartão de Informação do Estudante é permanente após o preenchimento do questionário, no entanto, recomenda-se que o cartão seja impresso e levado pelo estudante no dia do exame, facilitando seu acesso ao local de prova. O prazo para preenchimento do Questionário do Estudante foi prorrogado até 30 de novembro e deve ser feito exclusivamente pelo Sistema Enade. O questionário é de preenchimento obrigatório para os estudantes regulares concluintes inscritos no Enade 2016. Caso o estudante não preencha o instrumento, será considerado irregular perante o Enade 2016 e, portanto, não poderá colar grau. Estudantes ingressantes e estudantes inscritos como irregulares de anos anteriores não têm acesso ao Questionário do Estudante.

O que levar - É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição. Os documentos válidos são:

  •     Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  •     Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  •     Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe que, por lei, tenham validade como documento de identidade;
  •     Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997;
  •     Certificado de Dispensa de Incorporação;
  •     Certificado de Reservista;
  •     Passaporte;
  •     Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  •     Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006;
Inclusão - Como as demais avaliações e exames do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade também conta com instrumentos de inclusão para que as mais variadas deficiências tenham atendimento especializado. Nesta edição foram feitas 379 solicitações no ato de inscrição, a maioria delas por baixa visão e deficiência física. Além desses, serão 105 atendimentos específicos para gestantes e lactantes. Mais de 25 mil colaboradores estão envolvidos na aplicação das provas, realizada pela Cesgranrio.

Histórico - A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 para avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e Avaliação Institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo da qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES). Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior.

Dúvidas - A Central de Atendimento (0800 616161) e o Fale Conosco do Inep (portal.inep.gov.br/faleconosco) funcionarão em esquema de plantão neste domingo 20.

  •     Clique aqui para acessar o Cartão de Informação do Estudante e saber o local de prova

Conheça os números de inscritos por Unidade da Federação (UF)
 
ENADE 2016
UF

INSCRITOS

AC

1.463

AL

3.686

AM

4.725

AP

805

BA

12.135

CE

9.130

DF

5.336

ES

3.150

GO

7.553

MA

3.921

MG

23.462

MS

2.900

MT

3.773

PA

6.393

PB

6.408

PE

9.784

PI

4.616

PR

13.843

RJ

16.871

RN

4.385

RO

2.722

RR

615

RS

11.995

SC

6.943

SE

2.999

SP

44.058

TO

2.373

Total

216.044


Inep Assessoria de Comunicação Social