
“Sabemos o quanto o Fies é importante para os estudantes e por isso nos esforçamos para garantir os recursos e a liberação orçamentária para tornar isso possível, já que a gestão anterior deixou o MEC sem previsão de orçamento para o programa neste segundo semestre. Além de garantir esse aditamento, ampliamos o Fies em mais 75 mil vagas”, destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
O Ministério da Educação já garantiu o investimento de R$ 8,6 bilhões para cerca de 1,5 milhão de contratos que devem ser aditados. Para 2017, o governo federal já enviou ao Congresso Nacional projeto de lei orçamentária que contempla recursos de R$ 21 bilhões para o Fies, o que garantirá a continuidade dos financiamentos e a manutenção dos contratos com os agentes financeiros do fundo.
O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). A renovação é formalizada on-line.
Já nos casos de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação.
MEC Assessoria de Comunicação Social