Em Ciências Agrárias, a USP/Esalq atingiu 89.6 pontos, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Esalq. As pontuações são calculadas a partir de uma combinação de pesos e escores para cada um dos indicadores de classificação utilizados em cada ranking temático. Entre os indicadores considerados estão publicações, total de citações, livros, conferências, número de publicações que estão entre os 10% mais citados, reputação global de pesquisa e reputação de pesquisa regional.
Também são analisadas as revistas científicas com foco em temas como agronomia, ciência do solo e química dos alimentos. Somam na pontuação geral iniciativas que contribuem para melhorar a produtividade agrícola e minimizar os efeitos de pragas nas culturas, experimentos de excelência com animais de reprodução, genética e nutrição. Em resumo, são ponderados estudos, ferramentas, métodos e tecnologias que se relacionam com as necessidades agrícolas.
Lidera o ranking de Ciências Agrárias da U.S. News a holandesa Wageningen University and Research Center em 1º lugar, com 100 pontos; a norte-americana University of California-Davis em 2º lugar, com 96.3 pontos; a China Agricultural University em 3º com 92.8 pontos e em 4º a também norte-americana Cornell University, com 91.1 pontos.
Os indicadores individuais mostram índices ainda melhores da universidade brasileira nesta área. Nos quesitos “Publicações” e “Colaboração Internacional” a USP/Esalq lidera. Nas categorias “Total de Citações” e “Número de publicações entre as 10% mais citadas”, a Universidade de São Paulo ficou classificada como a 4ª melhor do mundo.
O U.S. News and World Report contempla instituições dos EUA e de cerca de 60 outros países, com base em 12 indicadores que medem o desempenho da investigação acadêmica e as suas reputações globais e regionais.
O ranking completo está disponível em http://www.usnews.com/.
A classificação na área de Ciências Agrárias pode ser acessada em http://www.usnews.com/education/best-global-universities/agricultural-sciences.
Agência FAPESP