Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (Ceps/ UFPA) publicou nesta terça-feira, 30, o resultado do vestibular especial para o curso de Medicina do Campus de Altamira, no sudoeste do Estado. Todas as 60 vagas ofertadas foram preenchidas e 50 delas por estudantes paraenses. A lista de classificados está disponível no www.ceps.ufpa.br. O resultado do concurso estava previsto para ser divulgado no início de agosto, mas em virtude de atraso no recebimento de recursos enviados por candidatos de outros estados ao Ceps, a Universidade precisou aguardar a chegada de todos os documentos, antes de poder divulgar o resultado definitivo.
Números - Mais de 3,6 mil candidatos participaram do processo seletivo especial, realizado pela primeira vez para o curso de Medicina em Altamira. Do total de vagas ofertadas, 50 foram preenchidas por candidatos do Pará, seguido dos estados do Amapá com 5, Tocantins com 3 e Goiás com 2 aprovados. Entre os paraenses, há 16 belenenses, nove moradores de Santarém, seis de Ananindeua, cinco estudantes de Altamira, três de Castanhal, dois de Tucuruí e outros nome municípios aparecem com um candidato aprovado cada. São eles: Abaetetuba, Eldorado dos Carajás, Marituba, Mocajuba, Paragominas, Parauapebas, Rondon do Pará, Santa Maria do Pará e Xinguara..

A diretora do Ceps, Marilúcia Oliveira, comemora o resultado do concurso. “Tivemos todas as vagas preenchidas e estamos muito felizes com o resultado deste processo seletivo, já que a formação de novos médicos vai beneficiar Altamira e municípios da região. Além disso, grande parte das vagas ficaram concentradas no estado do Pará”.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Lúcia Harada, também comemora a aprovação de estudantes de cidades do interior do Pará e faz questão de dar as boas-vindas aos novos calouros da UFPA. “Parabenizo a todos os candidatos classificados para o curso, pelo sucesso alcançado nessa etapa e com a certeza de que esse êxito se repetirá ao longo do curso”, celebra.

Para a pró-reitora, a aprovação dos candidatos de cidades do interior do Estado e de municípios próximos a Altamira é uma conquista importante. “Este é o primeiro curso de Medicina que a UFPA oferta fora de Belém e o fato de termos candidatos aprovados oriundos de diversos municípios do Pará, demonstra a importância da oferta do curso no interior do estado. A aprovação de candidatos de municípios do interior era nossa expectativa, o que nos deixa muito satisfeitos com este resultado”, assegura.

E agora? Registro na UFPA -  Ainda no mês de setembro será publicado no www.ciac.ufpa.br o Edital de Convocação, com a data e o local para a habilitação dos candidatos, ou seja, seu registro como aluno da universidade. O registro será realizado pelo Centro de Indicadores e Registros Acadêmicos (CIAC) e esta etapa corresponde à entrega de documentos necessários ao vínculo institucional, portanto, é preciso ficar atento.

O candidato aprovado deverá apresentar os originais e as cópias dos seguintes documentos: CPF; Documento de Identidade (RG); Título de Eleitor (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com as obrigações militares (para homens maiores de 18 anos); Certificado ou Atestado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Conclusão do Ensino Técnico integrado ao Médio; Histórico Escolar; comprovante de residência, uma foto 3x4 recente; e cadastro acadêmico preenchido, que estará disponível nas páginas eletrônicas do CIAC.

Para o candidato cotista será necessário, ainda, comprovar por meio da apresentação de original e cópia do histórico escolar, que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública. Além de apresentar os demais documentos relacionados ao sistema de cotas pelo qual foram aprovados que estarão detalhados no edital.

Matrícula e início das aulas - Após a avaliação dos documentos para atestar se o candidato aprovado está apto a se matricular nas disciplinas do curso, inicia-se o processo de matrícula, ainda com data e local a serem definidos e divulgados no site do CIAC.

As aulas para os 60 calouros de Medicina do Campus de Altamira estão previstas para iniciar em outubro de 2016, período em que começa o segundo semestre letivo da UFPA devido à greve dos professores e técnicos da UFPA, em 2015.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA