Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Univates, representada pelo gerente de Tecnologia da Informação, Paulo Roberto Mallmann, e pelo coordenador pedagógico do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Luis Antônio Schneiders, participa, nos dias 2 e 3 de junho, do 2º Fórum Nacional das Instituições de Ensino Superior Confessionais. O evento, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) e pela Associação Brasileira de Instituições Educacionais Evangélicas (ABIEE), está sendo realizado em Canoas e recebe universidades de todo o país.
A Univates chamou a atenção da Anec ao ser um dos três cases apresentados em evento do Google, em São Paulo, em maio, sobre o uso de chromebooks e Google Apps for Education em instituições de Ensino Superior.

Saiba mais sobre a parceria Google-Univates
A parceria com a Google, que iniciou em 2009, trouxe inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica. Os alunos contam com e-mail e armazenamento de arquivos ilimitado e eterno, independente de terem vínculo ativo ou inativo com a Instituição.

Além disso, o Google Apps for Education traz uma proposta de portfólio de ferramentas condizentes com os novos métodos de ensino e aprendizagem. “A nova sala de aula precisava de uma solução diferente para demandas específicas de uma geração de alunos conectados e multitelas. Dentro das metodologias inovadoras, o Google Apps for Education trouxe apoio importante para viabilizar atividades adotadas pelos professores, como criação colaborativa, conexão simultânea, compartilhamento de arquivos e mídias”, comenta Schneiders.

Estima-se que no primeiro semestre de 2016 um total de 130 professores e pelo menos 1.000 estudantes passem a utilizar as ferramentas do Google Apps for Education de modo efetivo nos processos de ensino e de aprendizagem. Para tanto, são disponibilizados fóruns de experimentação, oficinas e treinamentos específicos para a utilização das ferramentas e chromebooks.

Além dos resultados em sala de aula, o Google Apps for Education também trouxe benefícios para a parte administrativa e de gestão. “Em 2008, criamos o domínio de e-mail específico para os alunos via plataforma Google, o @universo.univates.br, e em 2013 criamos o login e senha únicos. Em 2015, migramos todas as 2.400 contas corporativas @univates.br para a plataforma Google for Education, em um processo de migração que totalizou mais de 4TB em e-mails e mais de 13 milhões de mensagens. A segunda fase do projeto está acontecendo agora, no primeiro semestre de 2016, e tem foco no uso efetivo das ferramentas do Google Apps for Education na área administrativa. Serão treinadas 200 pessoas de 14 setores em todas as outras aplicações que estão disponíveis na plataforma (Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações), visando a aprofundar o uso dessas ferramentas novas nas rotinas administrativas da Univates”, ressalta Mallmann.

Até o momento, a parceria trouxe como resultados a diminuição em 75% nos custos de armazenamento (e-mail, agenda e Drive), 75% a menos de custos com servidores e 78% de redução de custos com licença, além da facilidade de uso e a integração das ferramentas do Google.

Virtualização de aplicações
Também, com base na parceria Google-Univates, foram adquiridos 170 chromebooks, que serão disponibilizados aos estudantes e professores da Instituição para uso em sala de aula, como opção de laboratório de informática móvel, empréstimo individual (por períodos de até três dias) e empréstimo individual para uso em aula (retira o equipamento antes da aula e devolve no final). O objetivo é tornar a sala de aula mais dinâmica e mais alinhada ao perfil do estudante atual.

Sensível ao problema de acesso aos diferentes softwares utilizados na Instituição por parte dos estudantes, a Univates desenvolveu e disponibiliza um portal destinado à virtualização de aplicativos. O portal pode ser acessado a partir dos chromebooks e também de qualquer outro dispositivo que o estudante possua. Assim, os estudantes e professores passam a acessar diversos aplicativos (softwares) que antes somente poderiam ser acessados fisicamente em algum computador de algum laboratório específico. No momento, esses aplicativos virtualizados estão sendo disponibilizados internamente, podendo futuramente serem disponibilizados na internet, ampliando o uso desses softwares para as residências dos estudantes. O estudante pode iniciar uma atividade na Univates e concluir na sua casa, sem a necessidade de adquirir e instalar esses softwares em seus computadores.

A Univates é uma das instituições pioneiras quanto ao uso das soluções Google Apps for Education tanto na área administrativa quanto na área acadêmica e inova ao agregar a virtualização de aplicações nesse contexto.