Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou nesta sexta-feira, 1º de abril, a segunda chamada do Processo Seletivo 2016 (PS 2016). O procedimento conhecido como “repescagem” disponibiliza mais de 1.700 vagas e se tornou o maior da história da instituição. O diretor do órgão, Aluízio Barros, explica que o alto número de vagas aptas á repescagem se dá devido à provação dos candidatos em outros processos seletivos.
“Muitos já foram classificados em outras instituições públicas e até mesmo na UFPA, nos outros vestibulares, e como é proibido por lei ocupar duas vagas em universidades públicas, eles precisam escolher e desistir de uma delas”.

Aqueles cujos nomes estiverem na lista de repescagem precisam se apressar, pois, a entrega dos documentos será nos dias 12 e 13 de abril no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no campus do Guamá, em Belém. Porém, cada curso possui horário e data específica para realizar o registro dos candidatos. Todas as orientações aos estudantes estão disponíveis no edital da 2ª chamada do PS 2016.

Mais vagas ainda serão disponibilizadas para a repescagem do PS 2016 - A lista divulgada nesta sexta se refere apenas aos faltosos e desistentes de Belém e Ananindeua, pois, o Ciac/UFPA ainda está realizando o registro dos candidatos aprovados no PS 2016 para o interior do estado.

A habilitação ao vínculo institucional do PS 2016, na verdade, termina apenas dia 8 de abril com o recebimento dos documentos dos estudantes aprovados para Limoeiro do Ajuru, no nordeste do Pará, agendado para o dia 8 de abril. Por isso, uma segunda repescagem será divulgada ao fim da habilitação com as vagas disponíveis devido às inscrições indeferidas pela UFPA e ainda com as vagas de faltosos e desistentes dos campi localizados fora da Região Metropolitana de Belém.

Homologação do PS 2016 sai nos próximos dias – Ele também revela que o processo de publicação de repescagens pela UFPA é mais complexo do que poderia parecer. Isso porque as chamadas “repescagens” só podem ser feitas após a conclusão da análise de documentos dos candidatos inicialmente aprovados no concurso, ou seja, aqueles cujos nomes foram divulgados no listão do vestibular.

Para esses candidatos, o prazo para a entrega de documentos, ou seja, da habilitação do vínculo institucional na UFPA, iniciou dia 18 de fevereiro e segue até 8 de abril, variando conforme os cursos e campi. Os documentos entregues pelos classificados ainda estão sendo analisados e, nos próximos dias, o Ciac irá divulgar a homologação da habilitação para os estudantes que compareceram ao registro e apresentaram documentos à instituição.

Aulas apenas em maio - A UFPA reitera ainda que, excepcionalmente este ano, as aulas para a maioria dos calouros 2016 (aqueles aprovados para os cursos regulares) iniciam no final do mês de maio, devido ao calendário de reposição de atividades na instituição, ajustado após a greve de servidores docentes e técnico-administrativos de 2015.

Serviço:
Divulgação da 1ª Repescagem do PS 2016
(Vagas de faltosos e desistentes de Belém e Ananindeua)
Confira aqui as orientações no edital da habilitação da repescagem ou no www.ciac.ufpa.br

Habilitação dos aprovados na 1ª repescagem do PS 2016
Dias 12 e 13 de abril, no Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus do Guamá.

Publicação da homologação do PS 2016 para os candidatos que apresentaram documentos à UFPA
Ainda em abril.

Divulgação da 2ª Repescagem do PS 2016
(Vagas disponibilizadas após análise de documentos entregues à UFPA)
Ainda em abril.

Informações: (91) 3201.7158 ou www.ciac.ufpa.br