Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
ufpa logoAcabou a espera! O Listão de Classificados no Processo Seletivo 2016 (PS 2016) da Universidade Federal do Pará será divulgado na próxima sexta-feira, 22 de janeiro. O Centro de Processo Seletivos da Universidade (Ceps) recebeu as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesta sexta-feira, 15 de janeiro, dos candidatos inscritos no PS 2016, e já iniciou o processamento dos dados.
Ainda hoje, dia 15 de janeiro, estará disponível no www.ceps.ufpa.br o resultado da homologação das inscrições dos 110.639 candidatos inscritos no PS 2016. A recomendação da universidade é que cada estudante entre no sistema, com seu login e senha, e verifique se sua inscrição foi homologada e, ainda, confirme se o CPF cadastrado lhe pertence.

Problemas com CPF podem prejudicar candidatos - “Tanto o cadastro do PS2016, quanto do Enem são baseados no número de CPF. Pedimos a lista de notas a partir dos CPFs inscritos na UFPA e o Ministério da Educação (Mec) nos enviou as notas conforme os CPFs cadastrados no sistema deles. Por isso, se houver algum problema relativo ao CPF, o  candidato e poderá ficar de fora da seleção ou, conforme o caso, mesmo tendo seu nome publicado no listão de aprovados, estará sujeito a perder a vaga por incompatibilidade de dados”, alerta Marilucia Oliveira, diretora do Ceps/UFPA. Há casos em que o CPF informado na inscrição não corresponde ao do candidato inscrito no certame.

Além do CPF, o Ceps pede ainda que os candidatos observem seus dados em geral como RG e grafia correta do seu nome, a fim de evitar incompatibilidade de dados no processamento do Listão, como homônimos, por exemplo.

Inscrições não homologadas têm até terça para recorrer - A atenção deve ser redobrada se o sistema apontar que sua inscrição não está homologada. Neste caso, é preciso observar se o CPF cadastrado lhe pertence e entrar em contato com o Ceps, preferencialmente de forma presencial, o quanto antes. “Até a próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, vamos aceitar correções cadastrais desde que elas sejam devidamente justificadas”, adianta Marilucia Oliveira.

Do total de 110.639 inscrições no PS2016, pouco mais de 120 apresentou algum problema e não teve nota fornecida pelo Mec à UFPA, o que representa cerca de 0,09% do total de inscritos. Em geral, esse número é referente a candidatos que faltaram às provas do Enem ou que cadastraram dados erradamente na UFPA ou no sistema de inscrição do INEP.

Números - Ao todo, a UFPA oferta 6.905 vagas em 171 cursos de graduação distribuídos em 20 municípios paraenses. 5.650 estão disponíveis no edital do PS 2016 e as demais, 1.255, foram ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), organizado pelo Ministério da Educação (MEC), cujo resultado será divulgado na próxima segunda-feira, 18 de janeiro.

Além dessas, há 320 vagas ofertadas para o curso de Educação do Campo em oito municípios paraenses, por meio do Processo Seletivo Especial 6 (PSE6) e 717 vagas ofertadas a candidatos de origem indígena, quilombola ou interessados no curso de Etnodesenvolvimento, por meio do Processo Seletivo Especial 5 (PSE5). Ambos ainda fazem as provas do concurso no mês de janeiro.

Mais de 771 vagas também foram disponibilizadas por meio do Edital do Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica (Moba), cujas inscrições estão abertas até o dia 12 de fevereiro. Juntos, os cinco concursos ofertam 8.713 vagas para ingresso na Instituição este ano.

Serviço:
Homologação do PS2016
Data: 15 de janeiro no www.ceps.ufpa.br

Listão do PS 2016
Data: 22 de janeiro
Informações: 3201.8386, 3201.8387 e 3201.7266 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.