Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
O desejo de estar sempre em formação e transformação foi a mola propulsora para que dois professores do quadro docente da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) buscassem experiência internacional. Doglas Cecchin e Ana Paula Farina realizaram  estágio pós-doutoral na Universidade de Illinois, em Chicago, onde produziram artigos, desenvolveram descobertas e estabeleceram importantes parcerias.
A motivação para a dedicação à pesquisa teve origem ainda na graduação, quando se sentiram estimulados a prosseguir seus estudos a nível de  mestrado e de doutorado. Formados pela UPF, com especializações na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), respectivamente, Doglas e Ana Paula conquistaram importante espaço para realização de estágio pós-doutoral na Universidade de Illinois, na qual desenvolveram importantes pesquisas, encontrando resultados que serão aplicados em sala da aula.

Resultados importantes e reconhecimento

Em Chicago, Cecchin desenvolveu trabalhos relacionados à caracterização da dentina tratada com substâncias experimentais e soluções ricas em proantocianidinas. O principal objetivo de seus estudos foi encontrar formas para melhorar as propriedades biomecânicas dentinárias e, consequentemente, aumentar a durabilidade de procedimentos restauradores adesivos realizados na cavidade oral. “Os resultados foram importantes, pois descobrimos novas formas de tratamento da dentina- que podem ser aplicadas antes da finalização do tratamento endodôntico – e que atuarão no desenvolvimento de uma nova solução. Dependendo dos resultados de outros estudos, em breve, esse método poderá ser indicado como nova opção para o preparo de canais radiculares”, explica, registrando que um artigo seu sobre essa temática já fora publicado e outro já está aceito em um periódico Qualis A e com alto fator de impacto.

Ana Paula estudou o papel dos proteoglicanos, macromoléculas naturais capazes de restaurar as células epidérmicas e de aumentar o metabolismo dos componentes do tecido presentes na dentina sobre o comportamento de adesivos utilizados em restaurações e sobre as propriedades biomecânicas da matriz dentinária “Após período extenso de trabalho e o desenvolvimento de 11 metodologias de estudo, foi descoberto que a modificação da dentina é capaz de auxiliar nos procedimentos restauradores. O desenvolvimento dessa técnica permitiu a utilização, com maior estabilidade, de sistemas adesivos experimentais, que futuramente poderão ser empregados na Odontologia”, registra a pesquisadora.

Incentivo institucional resulta em boas parcerias

Motivar o quadro docente pela formação continuada é uma das metas da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Para o vice-reitor, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, quanto mais investimentos forem feitos na qualificação dos professores, melhores resultados serão obtidos, tanto na pesquisa quanto na graduação. “Temos conquistado espaços significativos em importantes instituições de pesquisa do mundo. Esse investimento retorna de forma imediata através da motivação do professor e da visibilidade da UPF, por meio dos artigos e dos bons resultados obtidos”, pontua.

Na opinião do professor Doglas, o apoio institucional foi fundamental para que o sonho da experiência internacional se realizasse. “Fomos estimulados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa desde a época em que éramos alunos da graduação na Faculdade.  Vemos isso como um estímulo e incentivo, muito importante para continuarmos crescendo e buscando novos horizontes”, frisa.