O professor Jorge Guimarães deixará a presidência da Capes após 12 anos. “A história da Capes é exemplar, uma história de êxitos. A história da agência será contada antes e depois de Jorge Guimarães”, declarou Janine Ribeiro.
Segundo o ministro da Educação, Jorge Guimarães se sobressai por todas as mudanças e aperfeiçoamentos que introduziu na autarquia. “A Capes aprimorou a avaliação e o fomento da pós-graduação, reforçou o mestrado profissional, expandiu os doutorados e mestrados, estimulou novas fronteiras de pesquisa e, além de tudo isso, constituiu um vasto setor voltado à formação de professores para educação básica, que é o grande desafio do Brasil hoje”, finalizou.
Biografia – Natural da cidade de São Paulo, Carlos Afonso Nobre formou-se em Engenharia Eletrônica em 1974, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, e concluiu o doutorado em Meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology em 1983. Iniciou sua carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em 1975. Atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de 1983 a 2012. Exerce desde fevereiro de 2011 a função de Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI.
Atualmente, representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis (IIASA). É membro do International Scientific Advisory e do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability do Secretário Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU).
MEC Assessoria de Comunicação Social