
O evento também marcará a despedida do economista Enrique Iglesias, que esteve à frente da cátedra em 2014. Ex-presidente do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) e ex-ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Iglesias ministrará a conferência “Atualidade da América Latina: desafios e oportunidades”, no auditório Prof. István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Criada em 2013, a cátedra é uma iniciativa do Centro Ibero-Americano (Ciba) da USP, núcleo ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e ao Instituto de Relações Internacionais (IRI), que convida uma personalidade do mundo ibero-americano para ministrar atividades acadêmicas na universidade durante um ano letivo.
Os convidados desenvolvem pesquisa, na temática referente à sua especialidade. Além disso, são realizadas conferências abertas à comunidade e específicas para docentes e discentes.
Em 2013, o ex-presidente do Chile Ricardo Lagos assumiu como o primeiro titular da Cátedra, que tratou do tema “O desenvolvimento da América Latina e a governança internacional”. Os artigos produzidos durante o período foram publicados na coletânea A América Latina no Mundo, lançada pela Editora da USP (Edusp) em março daquele ano.
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin fica na Rua da Biblioteca, s/n, na Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações em http://www.usp.br/imprensa/?p=47122. Uma entrevista com a escritora concedida à revista Pesquisa FAPESP pode ser lida em http://revistapesquisa.fapesp.br/2010/09/02/nélida-piñon-um-coração-andarilho/.
Agência FAPESP