Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
Instituto Federal de Mato GrossoO Instituto Federal de Mato Grosso conquistou nota 04 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) que é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior, num período de três anos (2011, 2012 e 2013). A nota do IGC varia de 1 a 5. O resultado foi publicado pelo INEP no dia 19 de dezembro de 2014.
“A nota 04 é considerada um conceito excelente, pois retrata o empenho e dedicação dos nossos servidores (técnico-administrativos, docentes e colaboradores) na busca pela qualidade do ensino ministrado no Instituto Federal de Mato Grosso”, disse o Reitor do IFMT, professor José Bispo  Barbosa. O Reitor parabeniza também os alunos pelo bom resultado no Enade, pois este exame contribui para a nota do IGC.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O índice é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes.

O IGC 2013 foi calculado para 2.020 instituições, considerando as avaliações dos cursos de graduação feitas no triênio 2011-2012-2013 e as matrículas (matriculados e formados) obtidas nos Censos da Educação Superior de 2011, 2012 e 2013.

O INEP explica ainda que o IGC é calculado anualmente, considerando:

1)      a média dos últimos Conceito Preliminar de Curso (CPCs) disponíveis dos cursos avaliados da instituição no ano do cálculo e nos dois anteriores, ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados;

2)      a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação trienal disponível, convertida para escala compatível e ponderada pelo número de matrículas em cada um dos programas de pós-graduação correspondentes;

3)      a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

Como o IGC considera o CPC dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores, sua divulgação refere-se sempre a um triênio, compreendendo assim todas as áreas avaliadas, ou ainda, todo o ciclo avaliativo.

O conceito de ciclo avaliativo compreende a realização periódica de avaliação de instituições e cursos superiores, com referência nas avaliações trienais de desempenho de estudantes, as quais subsidiam, respectivamente, os atos de recredenciamento e de renovação de reconhecimento. O IGC é calculado desde 2007 e os resultados estão disponíveis para download. Acesse o site - http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores/indice-geral-de-cursos-igc.