Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
unoeste-logo-newQuando se fala em Unoeste, logo vem à cabeça as práticas sociais que a universidade realiza constantemente. O pontapé das práticas sociais foi dado em plena manhã de segunda-feira (2), data de retorno dos estudantes veteranos e início de jornada para os calouros deste primeiro semestre letivo de 2015 dos cursos de graduação, com aproximadamente 14 mil alunos distribuídos nos campi I e II.
Entre as novidades, o curso de Biomedicina arrecada alimentos não perecíveis e a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo promoveu um pedágio solidário que arrecadou em torno de R$ 600 à Lumen et Fides, instituição filantrópica para crianças e adolescentes com autismo ou disfunções neuromotoras.

As doações de mantimentos para a 1ª Campanha Biomed Solidária são recebidas no bloco E do campus I da Unoeste até o começo da tarde do dia 10 de fevereiro, terça-feira da semana que vem, quando o total será levado a uma entidade assistencial a ser escolhida. Paulo Roberto Martins Barbosa de Lima, acadêmico do 2º termo e presidente da Associação Atlética, argumenta que "a principal intenção é divulgar o curso e incentivar a participação de calouros, docentes e veteranos do curso de Biomedicina e promover a interação de todos e a integração dos ingressantes, além de fazer uma boa ação para a comunidade carente". Este primeiro passo estimula, de acordo com Lima, os estudantes a procurarem outros trabalhos voluntários e projetos de extensão.

O pedágio solidário promovido pela Faculdade de Engenharias e Arquitetura da Unoeste ocorreu na manhã de hoje (2) no semáforo do cruzamento da avenida Manoel Goulart com a rua João Gonçalves Foz, em Presidente Prudente. "A intenção é fazer integração dos alunos, calouros e veteranos, de uma forma que traga contribuição à sociedade. A universidade, como um todo, já preocupa-se com a responsabilidade social, com o Trote do Bem, e a faculdade resolveu aderir a ele com o pedágio solidário", informa Marcela do Carmo Vieira, coordenadora da Arquitetura. Os fundos angariados foram entregues à Lumen nesta segunda-feira mesmo.

Antes de irem ao local, os alunos estavam no campus II para serem apresentados aos docentes e saberem como funcionaria o Trote do Bem. Na ocasião, a iniciativa da Unoeste foi aprovada pelo vereador prudentino Adilson Regis Silgueiro, autor de um projeto de lei municipal aprovado pela Câmara que pretende ampliar a fiscalização de trotes violentos. Cabe ressaltar que a Unoeste coíbe qualquer trote violento e deixa à disposição, para denúncias, os telefones 3229-2003 (Prudente) e 0800 771 5533 (demais localidades) e o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Frederico Seddig Neto, 19, é novato do curso de Engenharia Elétrica e sente-se feliz por ajudar o próximo, diz que está "com uma sensação muito boa, porque o trote é beneficente". Sobre o curso em que está, aberto neste semestre, tem ótimas expectativas. "Espero construir aqui o meu futuro, pois quero ter a engenharia elétrica como profissão".

Muitas graduações também fazem ações, como arrecadação de alimentos, de ração animal, plantio de mudas, cadastro de doadores de medula óssea e doação de sangue. Uma das mais tradicionais recepções é a do curso de Medicina, que há anos reúne professores com calouros e pais no Teatro César Cava, campus I. Solange Carlos Sobrinho veio de Avaré (SP) para acompanhar a filha Érica. "Para mim, é muito importante participar desse momento de acolhida", diz a mãe. A ingressante salienta que considera louvável a iniciativa de arrecadar remédios e alimentos. "Já entreguei a minha doação de medicamentos, agora só falta trazer os alimentos. Pretendo, também, participar da doação de sangue. Ações como essas traduzem o verdadeiro significado da medicina, que é ajudar o próximo", completa. O trote da Medicina continua durante o mês de fevereiro.

Participe do Trote do Bem - Todos juntos, alunos de graduação, pós, cursos técnicos, de extensão, pré-vestibular e educação a distância, professores, funcionários, parentes ou comunidade externa à Unoeste, podem e devem integrar o Trote do Bem do 1º semestre de 2015, que arrecada produtos de higiene pessoal. Ainda fazem parte do Trote do Bem, como forma de socialização e de prática de atividades físicas, o 35º Campeonato Intercalouros da Unoeste, competição prevista para iniciar em 4 de março, e a 19ª Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste, agendada para 17 de março.