Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A FAPERJ entra o ano de 2015 com novidades na área de comunicação, que prometem dar mais agilidade e transparência no relacionamento com bolsistas, pesquisadores, estudantes, jornalistas e o público em geral. Tanto o site quanto o boletim eletrônico da Fundação acabam de ganhar uma nova identidade visual, como os leitores poderão conferir a partir desta quinta-feira, 15 de janeiro.
As mudanças foram implementadas por um novo sistema de gerenciamento de conteúdo, batizado de Atlas, desenvolvido na própria Fundação.

Segundo a webdesigner Mirian Dias, responsável pelas mudanças na identidade visual, o site agora apresenta design mais moderno e limpo, além de trazer novos recursos para facilitar o acesso pelos usuários. “No caso da página principal da Fundação, ela ganha mais dinamismo com os destaques apresentados em slide. Já o Boletim eletrônico agora possibilita ao usuário o acesso às notícias anteriores”, explica.

Responsável pela criação do novo sistema, Marcelo Jannotti destaca que o programa permite, aos profissionais que o utilizarão, total controle dos recursos tecnológicos empregados. “O Atlas possibilita uma melhor estrutura de dados com os requisitos e necessidades da Fundação”, diz Jannotti. “Ele ainda corrige falhas que vinham sendo apresentadas anteriormente, mantém a compatibilidade com os links e o conteúdo do site antigo, além de permitir o acréscimo de novas especificidades que a rotina de trabalho da FAPERJ venha a exigir futuramente”, complementa.

Esta não é a primeira vez que o site e o boletim sofrem mudanças ao longo dos últimos anos. As duas mídias vêm passando por alterações a fim de melhorar a qualidade da comunicação e do relacionamento com os usuários.  Entre as modificações recentes, desde 2013 o site passou a contar com auxílio do mecanismo de busca do Google. “O boletim on-line agora também passou a ser compatível com todos os navegadores disponíveis, sem alteração visual, como acontecia anteriormente”, acrescenta Jannotti.

Diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima ressalta a importância do trabalho de comunicação e divulgação das atividades da instituição, procurando sempre formas cada vez mais ágeis e eficientes. “É importante que uma agência de fomento à C,T & I, como a Fundação, possa divulgar informações sobre as inúmeras pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no estado com recursos de seus diversos programas e editais. Isso, evidentemente, torna as decisões da diretoria e do Conselho Superior mais transparentes e acessíveis para a sociedade”, diz.

Segundo o coordenador do Núcleo de Difusão Científica e Tecnológica (NDCT) da FAPERJ, Paul Jürgens, as novidades trarão economia de tempo e permitirão agilizar o trabalho do setor de jornalismo. “O novo sistema de publicação facilitará a produção de notícias e a elaboração de reportagens”, diz. “Como todo novo produto e ferramenta que entram em operação, algumas funções poderão ficar temporariamente indisponíveis. Caso o usuário encontre alguma dificuldade em navegar no novo site, pedimos que envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..