Câmara é membro da Coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) e ocupante da Cátedra Brasil na Universidade de Münster, na Alemanha.
Na mesma data, também foi eleita Kirsten Broch Mathisen, do Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN, na sigla em inglês).
O comitê interino, do qual Câmara agora faz parte, tem por objetivo preparar a eleição do Comitê Gestor do Belmont Forum, que ocorrerá em sua plenária, em 2015, bem como a transição entre os grupos representantes do International Group of Funding Agencies for Global Change Research (IGFA), que coordena o Belmont Forum.
Além dos novos membros, o Comitê Diretor Interino é composto por Albert van Jaarsveld, da National Research Foundation (NRF, da África do Sul), Patrick Monfray, da Agence nationale de la Recherche (ANR, da França), e Kurt Vanderberghe, da Comissão Europeia (CE).
Criado em 2009 durante uma conferência realizada pela National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, e o Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, na cidade norte-americana de Belmont, o Belmont Forum é formado por representantes de organizações internacionais e instituições de fomento à pesquisa de 13 países e da Comissão Europeia.
Coordenado pelo IGFA, do qual faz parte Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, o Belmont Forum busca influenciar os rumos da colaboração internacional em estudos sobre mudanças globais por meio de chamadas conjuntas de pesquisas.
Em 2014, a FAPESP lançou a chamada de propostas de pesquisa “Cenários da Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos – 2014”, em parceria com o Belmont Forum, com o objetivo de estimular a formação de redes internacionais de cientistas e o avanço das metodologias inter e transdisciplinares de montagem de situações necessárias à melhoria no uso dos cenários de biodiversidade nas tomadas de decisão. O resultado da chamada deverá ser divulgado até o final de março.
Agência FAPESP