Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) mais uma vez conseguiu resultados expressivos após a publicação, nesta quinta-feira (18), dos resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) que funciona como indicador utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade das graduações do país. A partir da avaliação feita em 2013, os cursos de Enfermagem e Farmácia, localizados no Câmpus I, em Campina Grande, obtiveram nota 4, em uma escala que possui 5 como nota máxima.
Além desses cursos, foram avaliadas as graduações de Fisioterapia, Odontologia e Serviço Social, que também receberam índice bom, com nota 3. O Conceito Preliminar de Curso funciona como indicador de qualidade das graduações, que leva em consideração, além do Enade, fatores como titulação do corpo docente e a infraestrutura da Instituição.

De acordo com o professor Eli Brandão, pró-reitor de Graduação da UEPB, essa metodologia de avaliação é bastante abrangente, contudo, atingiu números satisfatórios principalmente após a criação dos núcleos docentes estruturantes, que funcionam como ponto de apoio ligado a qualidade de medidas que são tomadas para melhorar a graduação dos cursos oferecidos pela Instituição.

“A criação desses núcleos docentes estruturantes foi fundamental para impulsionar o nosso efeito didático nos cursos. A partir deles, nós poderemos observar os itens de pontuação mais baixa que precisamos melhorar e continuar investindo naqueles que estão dando certo. Outra medida importante que certamente nos ajudou a conquistar essa excelente avaliação foi a aprovação do novo regimento da graduação que nos dará mais perspectivas de dias melhores”, explicou Eli Brandão.

Esse resultado positivo da avaliação do MEC indica que os cinco cursos da UEPB submetidos ao Enade 2013 atingiram nível de qualidade satisfatória para o Ministério, uma vez que todos atingiram índices iguais ou superiores a 3. “A cada avaliação do MEC nós temos conquistado bons resultados em vários cursos, como nos cursos de Ciências Contábeis, do Câmpus de Monteiro, e no de Relações Internacionais, no Câmpus de João Pessoa, que receberam conceito 4 quando foram avaliados pela última vez”, concluiu o pró-reitor.

O exame

O índice do Enade é formado pelo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, pela avaliação da estrutura da universidade e pela formação do corpo docente – quanto maior o número de professores mestres ou doutores, maior a nota. Ele monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições em faixas que vão de 1 a 5.

Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo Ministério da Educação (MEC). Os conceitos 1 e 2 são considerados abaixo da média. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de Educação, é preciso tirar de 3 a 5. Os cursos da UEPB avaliados nesta edição do exame foram Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Farmácia e Enfermagem.

Participaram do Enade 2013 um total de 4.916 cursos de instituições da Educação Superior brasileiras. Os universitários fizeram a prova em novembro do ano passado para avaliar os cursos das áreas de Ciências da Saúde e Agrárias.