O objetivo da visita é aumentar o número de estudantes universitários mineiros no Reino Unido, tendo a PUC Minas sido escolhida para visita pelo renome da Instituição e como melhor Instituição de Ensino Superior Privada do Brasil, eleita por seis vezes pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. O cônsul honorário disse que atualmente são 15 mil estudantes brasileiros no Reino Unido, pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, do governo federal. "A PUC mantém assuntos como compliance e ética, e isso é fundamental", disse o cônsul honorário sobre um dos diferenciais da Universidade na formação de profissionais.
Os professores Paulo Roberto e Rita Louback explicaram sobre as possibilidades de parcerias internacionais com a Universidade, por meio, entre outras áreas, do Museu de Ciências Naturais, Engenharias, Energia e Tecnologia da Informação, além de acordos bilaterais com 177 instituições de ensino em todo o mundo e do Programa Ciência Sem Fronteiras. Eles citaram ainda a estrutura multicampi, na qual a Universidade está presente em quase todas as regiões do Estado, totalizando 55 mil estudantes.
A professora Rita afirmou que, apesar do número expressivo de acordos bilaterais, é necessário aumentar as parcerias com as universidades inglesas, com a possibilidade também do oferecimento de palestras de acadêmicos britânicos a estudantes da Universidade. A professora disse ainda que em 2015 a PUC Minas iniciará a oferta de disciplinas em outros idiomas, dentro do processo de internacionalização da Universidade. "Sem isso, não há como se avançar na internacionalização", enfatizou.
Os cônsules explicaram sobre programas do governo britânico que incentivam a parceria com universidades em todo o mundo, com possibilidades de financiamento britânico de projetos da Universidade.
Assessoria de Imprensa PUC Minas