A pesquisa conjunta investigará os efeitos da extrema sazonalidade sobre o metabolismo e a imunidade de anfíbios em uma zona do semiárido tropical. O objetivo é relacionar esses efeitos às mudanças climáticas e tratar dos mecanismos fisiológicos que limitam a sobrevivência dos anfíbios em ambientes extremos.
Cada um dos pesquisadores gerenciará financiamento de US$ 10 mil.
No dia 2 de dezembro, Daniel Janies, professor de Bioinformática e Genômica da UNCC, apresentará uma conferência on-line sobre a parceria entre a FAPESP e a instituição norte-americana. Para participar é preciso enviar solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Além da UNCC, participam da terceira chamada do SPRINT as instituições Durham University e Heriot-Watt University, do Reino Unido; Groupe des Écoles Centrales, da França; University of Toronto, do Canadá; e Texas Tech University e University of California Davis, dos Estados Unidos.
O SPRINT faz parte dos esforços da FAPESP para a internacionalização da pesquisa científica desenvolvida no Estado de São Paulo por meio de instrumentos institucionais. A terceira chamada do programa recebe propostas até 26 de janeiro de 2015.
Mais informações em www.fapesp.br/9054.
Agência FAPESP