
Distribuídos em 340 turmas, os classificados para a segunda fase fizeram suas provas em quatro locais: Curitiba (13.165 candidatos), Matinhos (636 candidatos), Palotina (589 candidatos) e Jandaia do Sul (204 candidatos).
Os portões foram fechados pontualmente às 13h30, sem a ocorrência de nenhum incidente envolvendo candidatos atrasados ou com problemas nas suas inscrições. A UFPR mobilizou 1,3 mil pessoas para trabalhar apenas na aplicação das provas.
Candidatos do Paraná
O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e a pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, Maria Amélia Sabbag Zainko, percorreram vários locais do prédio de Administração do Centro Politécnico, em Curitiba (sede com maior número de candidatos - 3.053 pessoas) para cumprimentar os funcionários mobilizados para o processo seletivo.
Zaki destacou o fato de a UFPR ter batido dois recordes. Um deles foi no número de candidatos do Paraná - 49.198 (86,21% do total de inscritos). Além disso, o concurso deste ano é o maior da história da Universidade Federal do Paraná, com 57.068 candidatos, disputando 4.830 vagas em 117 cursos.
Somente nesta segunda fase, dos 14.594 candidatos, 12.134 (83,15%) são do Paraná. “Atender à população do Paraná é a nossa missão, a nossa vocação. É o que estamos fazendo”, comentou, ao lado do coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Mauro Belli.
O reitor também lembrou que 30% das vagas do vestibular da UFPR (o equivalente a 1.925) serão destinadas ao Sisu e poderão ser disputadas pelos alunos que não forem aprovados nas duas fases do concurso. Zaki disse ainda que espera divulgar o resultado do Vestibular na primeira quinzena de janeiro para facilitar a vida tanto dos alunos aprovados na UFPR quanto dos que desejarem ingressar em outras universidades. “Nós queremos que os nossos alunos possam fazer logo suas matrículas”.
Vestibular acaba amanhã
A UFPR também atrai um número significativo de candidatos de outros Estados. Um deles foi o estudante Richard Marques, 23 anos, que é cego e veio de Rondônia especialmente para prestar o concurso vestibular da Universidade. Ele elogiou a organização do concurso e o tratamento oferecido aos candidatos com necessidades especiais pelos colaboradores da UFPR envolvidos na aplicação da prova. “É muito importante contar com este apoio que recebemos. Isto facilita muito a realização das provas”, comentou.
O Vestibular 2014-2015 da UFPR prossegue nesta segunda-feira (1º de dezembro) com as provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. De acordo com o Núcleo de Concursos, serão 9.425 candidatos - 3.201 realização uma prova específica (válida para doze cursos) e 6.224 duas provas específicas (válida para vinte cursos). O tempo de duração de cada prova específica será de 2h30min.
Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial (PS Estendido), o Processo Seletivo continuará durante o 1º semestre de 2015 (conforme edital 14/2014-NC). A divulgação dos aprovados será feita até 16 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no Guia do Candidato, disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br).