Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A comemoração dos 50 anos da Unisul foi marcada pela sua sintonia com as políticas do Ministério da Educação e pela gratidão com seus pares. Além do título de Doutor Honoris Causa concedido ao ministro da educação José Henrique Paim Fernandes e ao professor Wilson Schuelter, a Universidade destacou ex-dirigentes, integrantes de comissões e de órgãos complementares, instituições parceiras e os colaboradores com mais de 30 anos de casa.
A solenidade foi realizada nesta terça-feira, 25, no campus Tubarão com posterior jantar no Clube 29 de Junho.

Ao longo dos onze anos em que o ministro José Henrique Paim está vinculado ao MEC, pôde acompanhar a evolução das universidades comunitárias e participou da consolidação da Lei das Comunitárias. “Essa homenagem representa a relação que a Acafe tem com o MEC. Acredito que com a nova legislação e todos os programas que sintonizamos com as comunitárias poderemos avançar muito mais”, afirmou Paim.

Receber o título de Doutor Honoris Causa, representando todos aqueles que contribuíram para a construção da Unisul, foi motivo de muita satisfação para o professor Wilson Schuelter. “É uma honra por um lado e por outro é um sentimento que eu gostaria de compartilhar com os companheiros de trabalho durante essa jornada”, disse. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, agradeceu o empenho dos homenageados e afirmou que a Unisul é um esforço conjunto de gerações.

O Governo de Santa Catarina foi homenageado e o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, recebeu das mãos de um docente integrante do Conselho Universitário o troféu réplica do prédio sede do Campus Tubarão. “A Unisul é fundamental para o desenvolvimento da região. Ela alavancou esse crescimento com excelência”, disse Moreira, lembrando ainda da formatura de sua esposa em Direito, no próprio Espaço Integrado de Artes.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, acompanhou o ministro da educação na solenidade da Unisul. Ele afirmou que vários programas apostam nas universidades comunitárias. “Por exemplo, temos o Pibid, que incentiva a formação de professores para a educação básica, e o Pró-equipamentos, destinado à melhoria da estrutura de pesquisa científica e tecnológica dos Programas de Pós-Graduação”, disse.

O crescimento de outros programas da Capes também foi lembrado por Jorge Guimarães. “Vamos iniciar a fase dois do Programa Ciências sem Fronteiras, em que todas as universidades do Sistema Acafe têm participado, e temos encarado o grande desafio da educação básica. Temos uma agenda de pesquisa e o Plano Nacional de Pós-Graduação que é o nosso guia”, finalizou.

O deputado federal Pedro Uczai esteve na solenidade e disse que a história da Unisul se mistura com a de professores, funcionários, dirigentes e estudantes. “E essas histórias se confundem com a história de toda a região que transformou-se também pela ação da Unisul”, acredita. Ele afirmou que as universidades comunitárias viviam um momento de indefinições, angústias e dificuldades em visualizar soluções. “Mas agora com o novo marco legal, com o Proies e com a lei do importo de renda, que tive a alegria de conduzir o processo, a Unisul tem um futuro próspero”, finalizou.