Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), ficou em quinto lugar em um ranking produzido pela editora U.S. News and World Report que classifica as melhores faculdades do mundo na área de Ciências Agrárias. Reputação global e regional, número de publicações e de citações e número de colaborações internacionais estão entre os fatores que foram levados em conta no levantamento.
A Wageningen University and Research Center, na Holanda, ficou na primeira colocação. Em seguida, vieram duas universidades norte-americanas: a University of California em Davis e a Cornell University. Uma posição acima da Esalq, em quarto lugar, está a China Agricultural University.

“Podemos considerar indicadores importantes que levaram a USP/Esalq a atingir esse patamar”, disse José Vicente Caixeta Filho, diretor da escola que fica em Piracicaba (SP) e foi criada há 113 anos. “Por exemplo, a avaliação trienal da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] dos programas de pós-graduação, as estrelas obtidas pelos cursos de graduação pelo Guia do Estudante, a grande maioria deles muito bem avaliada e estrelada, e a própria Agricultura que, mais uma vez, teve uma contribuição importante para justificar essa posição da USP nesse cenário internacional.”

A U.S. News and World Report, que tem sede nos Estados Unidos e foi fundada em 1933 como jornal semanal, produz também o Best Global University Ranking, que classifica as 500 melhores universidades do mundo (a instituição brasileira mais bem colocada no levantamento é a USP, na 77ª colocação).

Além do ranking das melhores em Ciências Agrárias, a editora publica ainda levantamentos específicos classificando as 100 melhores faculdades do mundo em outras 20 áreas, como Química, Matemática, Engenharia e Microbiologia. A USP aparece entre as 100 melhores em dez áreas.

O ranking da área de Ciências Agrárias pode ser visto em http://www.usnews.com/education/best-global-universities/agricultural-sciences.

Agência FAPESP